Últimas Notícias

COI publica mais detalhes sobre caso de doping de Aleksandr Zubkov

O Comitê Olímpico Internacional (COI) afirmou ter evidências “poderosas” que comprovam o doping de uma das estrelas russas do bobsled, Aleksandr Zubkov, que conquistou duas medalhas de ouro nas Olimpíadas de Sochi 2014. Para o COI, o atleta estava envolvido no esquema de doping russo apoiado pelo governo local durante os Jogos de Inverno de Sochi.

Em sua decisão completa, publicada na quinta-feira, de um veredito do dia 24 de novembro, o painel disciplinar do COI, presidido por Denis Oswald, detalhou o motivo da desclassificação e retirada das medalhas de Zubkov e de sua exclusão de futuras edições olímpicas.

De acordo com os vereditos publicados, uma das amostras de Zubkov tinha "um nível de sal anormalmente alto" e duas garrafas arranhadas foram adulteradas. Os funcionários do laboratório adicionaram sal para limpar as amostras de urina contaminadas com esteroides que haviam sido trocadas durante as Olimpíadas. O painel do COI disse ainda que existem provas semelhantes em mais sete casos de atletas da equipe russa de bobsled em Sochi.


Zubkov, que foi o porta-bandeira da Rússia na cerimônia de abertura em Sochi, apelou da decisão imposta pelo COI à Corte Arbitral do Esporte (CAS), juntamente com outros 22 atletas russos banidos de futuras Olimpíadas.

Foto: Getty Images


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar