Últimas Notícias

Bielorrússia sai em defesa da participação da Rússia em Pyeongchang 2018 e critica punição do COI

A decisão de proibir a Rússia de participar dos Jogos Olímpicos de PyeongChang 2018 tomada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) na última terça-feira, 5 de dezembro, gerou as mais diversas reações. A notícia tomou conta das redes sociais e foi comemorada por diversos países que consideravam a participação do país nas Olimpíadas de 2018 uma mancha na luta contra o doping. Mas não só com elogios foi recebida a decisão do COI. A Bielorrússia foi o primeiro país a criticar a punição imposta pelo COI.

O Comitê Olímpico da Bielorrússia afirmou que não havia provas suficientes para tomar a decisão, o que significaria, na visão bielorrussa, que os atletas da Rússia deveriam competir como atleta olímpico da própria Rússia. "Esta decisão nos chocou, estamos sufocados por emoções. Na minha opinião, a decisão de desqualificar o Comitê Olímpico Russo não tem precedentes. De modo algum ajudará a acalmar as tensões e a resolver o problema do doping em esportes. É uma decisão sem precedentes e severa", disse Georgy Katulin, secretário-geral do comitê da Bielorrússia, à agência de notícias russa R-Sport.

Katulin ainda afirmou que durante a reunião do COI em que foi tomada a decisão, a entidade tentou provar que havia um sistema estatal de dopagem implantado pelos russos, mas que em nenhum momento ficou claro se realmente existia o esquema. "Evidências claras não foram apresentadas, declararam que alguns funcionários do Ministério do Esporte foram acusados ​​de transgressão, mas a punição foi imposta a todas as centenas de atletas, ao Comitê Olímpico da Rússia, que é o maior estado olímpico. A responsabilidade pessoal foi transformada em repartição de encargos. Pessoas inocentes que não estavam envolvidas em nenhum escândalo de doping, mas que acreditavam nos ideais olímpicos e treinaram para a competição, ficaram comprometidas. Agora elas não poderão participar do desfile de abertura dos Jogos Olímpicos sob a bandeira de seu país e com o uniforme da seleção nacional", disse Katulin.


O apoio da Bielorrússia não chega a ser nenhuma surpresa. O país é um dos principais parceiros da Rússia, tanto economicamente quanto politicamente. Nos Jogos Paralímpicos do ano passado, disputados no Rio de Janeiro, um representante da delegação da Bielorrússia levou uma bandeira russa para a cerimônia de abertura em protesto contra o banimento da Rússia do evento. Andrei Fomachkin, que era convidado do Comitê Paralímpico da Bielorrússia, teve sua acreditação cancelada pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC) como resultado de seu protesto.

Foto: Getty Images


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar