Últimas Notícias

Após companheiras de revezamentos, Gushchina também é pega nas reanalises de doping das Olimpíadas de Londres 2012

Foi descoberto mais um caso de doping da velocista russa Yulia Gushchina graças às reanalises de testes de edições olímpicas passadas promovidas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). A atleta que já teve caçada três medalhas olímpicas das edições de 2008 e 2012 em provas de revezamento depois que suas companheiras de equipe foram banidos por doping, também foi desclassificado dos Jogos de Londres depois de testar positivo, disse o COI na última quinta-feira.

A reanalise das amostras de Gushchina das Olimpíadas de Londres 2012 apontou o uso das substâncias proibidas dehidroxormometil-testosterona e stanozolol, de acordo com informações do COI divulgadas em um comunicado.

Gushchina, que não conseguiu se classificar para a final nos 400 metros individual em Londres, integrou a equipe da Rússia que conquistou a medalha de prata no revezamento 4x400 metros. Entretanto, o quarteto foi desclassificado e as medalhas foram retiradas depois que Antonina Krivoshapka foi banida de forma retroativa no início deste ano ao ser constatado o uso de doping, também descoberto através de reanalises de suas amostras.

Quatro anos antes, nas Olimpíadas de Pequim, Gushchina havia conquistado o ouro no 4x100 e a prata no 4x400 metros, mas teve esses resultados anulados e as medalhas também retiradas após testes darem positivos para substâncias proibidas em outras integrantes da equipe.

Também na quinta-feira o COI anunciou que a russa Anna Nazarova, do salto em distância, também testou positivo na reanalise de suas amostras colhidas nas Olimpíadas de 2012. Na ocasião a saltadora terminou a competição em quinto lugar.


Os anúncios de quinta-feira foram os mais recentes de uma longa série de testes positivos de doping descobertos através das reanalises de exames de Olimpíadas passadas, tanto nas edições de verão quanto nas de inverno. A grande maioria dos casos são de atletas russos.

Foto: Michael Steele/Getty Images Europe


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar