Últimas Notícias

Tochas olímpicas de inverno - Sapporo 1972

A tocha dos Jogos de Inverno de Sapporo feita de aço inoxidável e liga de alumínio, tinha um formato que simulava uma espada samurai e foi feita por Munemichi Yanagi e Nikkei Yanagi. A chama olímpica foi acesa em Olimpia no dia 28 de dezembro e o primeiro a carregar a tocha foi Yiannis Kirkilessis, que também foi o primeiro a carregar a tocha dos Jogos de munique 1972. Depois a tocha viajou de avião até a ilha de Okinawa, que na época era administrada pelos Estados Unidos, no dia 30 de dezembro e depois chegou a Tóquio no dia 1º de janeiro.

Em solo japonês, a chama foi levada primeiro para Nirasaki. Lá, foi dividido em dois e seguiu Duas rotas até a ilha de Honshu, uma na costa leste, a outra na costa oeste,Encontro em Aomori, no norte da ilha. Uma vez na ilha de Hokkaido depois de atravessar a Estreito de Tsugaru, a chama se dividiu em três, passando pelas cidades de Hakodate, Kushiro e Wakkanai antes de chegar a Sapporo. Em 29 de janeiro, as três chamas atingiram Sapporo. Em 30 de janeiro, as três chamas foram reunidas em uma cerimônia com a presença do presidente do COI Avery Brundage. A chama foi então levada para a Praça da Câmara Municipal.

Em 3 de fevereiro, a chama foi levada à Cerimônia de Abertura. Patinador Izumi Tsujimura passou para Hideki Takada, um estudante de 16 anos de Sapporo, que acendeu o caldeirão. No total 16.300 pessoas participaram do revezamento. Durante os Jogos, a chama se dividiu novamente e ficou em três locais de competição dos jogos.


foto: COI

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar