Tochas olímpicas de Inverno - Innsbruck 1964

Pela primeira vez, uma edição dos jogos de inverno teria uma autêntica chama olímpica. Em 22 de janeiro de 1964, a chama foi acesa na cidade de olímpia. Depois ela viajou de carro até Atenas e passou a noite por lá, para no dia seguinte ser levada por dezesseis corredores até o aeroporto, onde ela e uma chama reserva, para o caso da original se apagar

Em 24 de janeiro, ela chegou em Viena e ficou em exibição ao público no 'Maximilian Saal' do Palácio Imperial, famoso pela sua varanda com o Telhado dourado, um símbolo da cidade inteiramente coberta de azulejos dourados.

Em 29 de janeiro, um grupo de atletas dirigiu a chama para a plataforma de esqui de Bergisel. De lá, foi transferido usando um pedaço de madeira grega para a lâmpada de segurança para a tocha, feita de bronze, criada por Ludwig Haselwanter e Anton Fritz. Na cerimônia de abertura, o esquiador alpino Christl Staffner passou a tocha para Josl Rieder, que acendeu o caldeirão. Ao mesmo tempo, um segundo caldeirão estava aceso em frente ao Ice Stadium.  Só foi feita apenas uma tocha olímpica de inverno e  Rieder foi presenteado com a mesma.


foto: COI


Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes