Últimas Notícias

Tochas olímpicas de inverno - Grenoble 1968

O revezamento da tocha olímpica de Grenoble foi o primeiro dos jogos de inverno a fazer uma verdadeira caravana pela França. A tocha olímpica, feita de bronze, com detalhes em vermelho foi criada pela Société technique d'équipements et de fournitures industrielles e foi a primeira a ter um pequeno compartimento de gás propano para manter a chama acesa sob quaisquer circunstância.

A tocha foi acesa em Olímpia em em 16 de dezembro de 1967 após viajar de avião até Paris, e foi recebida por Jean Vuarnet, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno em Squaw Valley, que recebeu a chama quando chegou ao aeroporto de Paris-Orly. A tocha passou por diversos centros esportivos de inverno da França, como as montanhas do Jura e Vosges, do Maciço Central, dos Pireneus e dos Alpes, com uma parada em Chamonix, anfitriã dos primeiros Jogos Olímpicos de Inverno.

O primeiro a participar do revezamento na França foi Alain Mimoun, um corredor de distância da medalha de ouro nos Jogos de 1956 em Melbourne e três vezes medalhista de prata olímpica (Londres, 1948 e Helsínque, 1952).

Na cerimônia de abertura, em 6 de fevereiro de 1968,  os organizadores adicionaram um toque final único ao revezamento, colocando um microfone no peito do último corredor, Alain Calmat. Os seus batimentos cardíacos podiam ser ouvidos em todo o estádio enquanto subia os degraus em direção ao caldeirão olímpico. No total, 5000 pessoas conduziram a tocha.


foto: COI


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar