Últimas Notícias

Segundo jornal, Presidente do COB alterou estatuto para não assumir Comitê Rio 2016

O atual presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Paulo Wanderley, atuou nos bastidores e alterou o estatuto da entidade para evitar assumir a direção do Comitê Organizador da Rio 2016. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (17) pelo Jornal Folha de S. Paulo. Segundo a publicação, Wanderley e sua diretoria conseguiram retirar a proposta do estatuto que deve ser aprovado em assembléia no próximo dia 22 de novembro.

O comitê organizador dos Jogos Olímpicos acumula dívidas com ex-funcionários, fornecedores e tem que encerrar suas atividades até 2023. Sem presidente desde que Carlos Arhur Nuzman foi preso e entregou sua carta de demissão, o Rio 2016 trabalha sob o comando interino de Edson Menezes e de um conselho administrativo formado por empresários e ex-atletas. Mesmo com a manobra, segue a cargo de Wanderley definir o futuro do estatuto do comitê organizador.

O COB apresentou na última semana, em sua sede, no Rio de Janeiro, a proposta do novo estatuto. Para ser aprovado ele precisa passar por votação em assembleia marcada para a próxima quarta. Pelas novas propostas, o poder do presidente diminui e o da assembleia aumenta. Será dela a função de votar os rumos da entidade e eleger os membros dos conselhos fiscal, de administração e de ética.

Os atletas ganham mais espaço e a participação deles na assembleia foi um dos principais pontos debatidos. Atualmente são 30 presidentes das confederações, um brasileiro do COI e apenas um representante dos atletas. Com o novo estatuto o número de atletas será obrigatoriamente 1/3 dos representantes das confederações. Com a entrada de novos esportes nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o número de dirigentes vai subir para 35, e o de atletas saltará para 12.


foto: Agência estadão

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar