Últimas Notícias

Rússia planeja pedir aos Estados Unidos a extradição do ex-chefe do laboratório antidopagem do país

A Rússia afirmou que planeja pedir aos Estados Unidos a extradição de Grigory Rodchenkov, o ex-chefe do laboratório antidopagem da Rússia que revelou o encobrimento de um esquema de doping no esporte do país europeu patrocinado pelo estado nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014. Rodchenkov afirmou no ano passado, depois de viajar para os Estados Unidos, que a Rússia havia orquestrado um esquema sofisticado para proteger suas fraudes de doping, substituindo amostras de urina contaminadas por outras limpas nos Jogos de Sochi. A Rússia negou repetidamente as alegações, nunca assumindo o suposto esquema. "A investigação planeja exigir a extradição de Rodchenkov dos Estados Unidos", disse o comitê de investigação da Rússia através de um comunicado.

Ainda não está claro como Rodchenkov poderia ser extraditado, já que a Rússia e os Estados Unidos não possuem um tratado de extradição. O comitê de investigação não pôde ser imediatamente alcançado para esclarecimentos. O comitê também negou que qualquer adulteração de amostras tenha ocorrido durante os Jogos de Sochi e disse que não encontrou evidências de um programa de doping patrocinado pelo estado russo. "Os argumentos do especialista independente da WADA, Richard McLaren, sobre a substituição de testes de doping positivos por negativos no laboratório antidopagem de Sochi durante as Olimpíadas de Inverno foram refutados, bem como a existência na Rússia de um programa estatal de doping para atletas ganharem número máximo de medalhas", disse o comitê do país.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) está reanalisando todas as amostras dos atletas russos colhidas durante os Jogos de 2014 em consequência das alegações de Rodchenkov.


Na semana passada, os esquiadores do cross-country Alexander Legkov e Evgeniy Belov se tornaram os primeiros russos a serem sancionados por violações das regras antidoping como parte da investigação do COI sobre alegações do esquema de doping generalizado entre os russos durante os Jogos de Sochi. O COI disse que decidirá sobre a participação dos russos na próxima Olimpíadas de Inverno, na sul-coreana Pyeongchang em 2018, durante a reunião do conselho executivo no próximo mês.

Foto: EPA


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar