Últimas Notícias

Médico norte-americano acusado de abusar sexualmente de ginastas admite culpa e pegará ao menos 25 anos de prisão

O médico norte-americano Larry Nassar, acusado de abusar sexualmente de mais de uma centena de garotas enquanto esteve à frente da equipe médica da Confederação de Ginástica dos Estados Unidos (USA Gymnastics), se declarará culpado das denúncias e deverá encarar ao menos 25 anos de prisão, de acordo com uma fonte que tem conhecimento do acordo do médico feito nesta terça-feira, 21 de novembro.

Nassar, que também exercia a função na Universidade do Estado do Michigan, é acusado formalmente de abusar de 7 meninas, apenas uma delas não é ginasta. Nassar alegava que estava fazendo um tratamento com as meninas. A maiorias dos casos aconteceram na casa da região de Lansing e na clínica do campus. Ele também enfrenta acusações similares em uma cidade vizinha e ações judiciais movidas por mais de 125 mulheres e meninas.

Várias das meninas e mulheres que acusam o médico integraram ou integram a seleção dos Estados Unidos, incluindo campeãs olímpicas. A primeira campeã a denunciar o médico foi McKayla Maroney, integrante da equipe campeã em Londres 2012 e medalhista de prata na mesma edição. Na semana passada foi a vez de Aly Raisman, detentora de três ouros, duas pratas e três bronzes nas edições de Londres e do Rio de Janeiro. Essa semana foi a vez de Gabby Douglas, três ouros olímpicos, incluindo o do individual geral de Londres 2012, revelar que também foi molestada por Nassar. Da equipe olímpica dos Estados Unidos de Londres 2012, apenas Jordin Wieber não denunciou abusos do médico.  

O pedido de acordo no condado de Ingham, no Michigan, exige uma pena mínima de 25 anos de prisão, mas um juiz pode fixar a pena mínima em até 40 anos. Em Michigan, os presos podem conseguir a liberdade condicional depois de cumprir uma sentença mínima. A fonte que repassou a notícia não estava autorizada a falar publicamente sobre o acordo antes de uma audiência no tribunal, marcada para quarta-feira, com Larry Nassar, no condado de Ingham, mas acabou falando com a The Associated Press sob anonimato.

As vítimas relataram que Nassar as molestou com as mãos, às vezes quando um dos pais estavam presentes na sala, enquanto procuravam ajuda para lesões decorrentes da ginástica. "Ele convenceu essas garotas de que esse era um tipo de tratamento legítimo. Por que eles o questionariam? Por que eles questionariam esse deus da ginástica? “, disse a procuradora adjunta Angela Poviliatis ao juiz meses atrás.


Separadamente, Nassar é acusado de crimes semelhantes no condado de Eaton, em um de um clube de ginástica de elite. Ele também está aguardando sentença em um tribunal federal por acusações de pornografia infantil.

Foto: NBC News


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar