Últimas Notícias

Federação Internacional de Atletismo estende suspensão da Rússia de competições internacionais

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) anunciou que a suspensão da Rússia de eventos internacionais da modalidade foi prolongada no domingo pela entidade, uma vez que os esportes e as figuras políticas russas continuam a negar o funcionamento de qualquer sistema de doping patrocinada pelo governo russo.

A IAAF aprovou por unanimidade uma recomendação de seu grupo de trabalho na Rússia para que o país não seja restabelecido pelo órgão. A decisão da IAAF é um golpe para as intenções da Rússia de competir sob sua própria bandeira no Campeonato Mundial Indoor em março de 2016 na cidade britânica de Birmingham. "É nossa responsabilidade criar essa paisagem onde há confiança", disse o presidente da IAAF, Sebastian Coe. A posição atual da IAAF de permitir que alguns russos possam competir como atletas neutros, sem a bandeira do país, após revisões do histórico de drogas dos atletas permite "separar, quando possível, os atletas limpos de um sistema contaminado", acrescentou Coe.

Um dos principais pontos exigidos pela IAAF para que possa readmitir a Federação Russa de Atletismo é que os líderes do país reconheçam o sistema de dopagem sistematizado por eles. Embora a Rússia tenha avançado em vários pontos, não reconhecer os casos de doping dificulta o retorno do país ao cenário do atletismo. A agência nacional antidoping da Rússia também permanece suspensa pela Agência Mundial Antidopagem (WADA). “A questão mais ampla é saber se eles poderão operar em um sistema em que possamos confiar, e acho que é isso que precisa ser abordado pelas autoridades russas", disse Rune Andersen, chefe da força-tarefa da IAAF para a Rússia.

O último relatório da força-tarefa sobre a Rússia, publicado no domingo, fala em "extrema decepção" no que diz ser uma comunicação insuficiente das autoridades russas. O governo russo nega repetidamente ter algum envolvimento nos casos de doping, e diz que houve apenas um plano de escala menor orquestrado por um grupo de funcionários da agência antidoping desonestos do país.
A Rússia foi suspensa pela IAAF em novembro de 2015 após a WADA encontrar evidências de doping generalizado em um relatório independente feito por Richard McLaren. No último mundial 17 russos puderam competir como neutros, conquistando um ouro e cinco pratas.

Após a decisão da IAAF no domingo, a federação russa afirmou que continuaria a se concentrar em ajudar seus atletas a obter a autorização para competirem como neutros. "Nós lamentamos essa decisão do conselho da IAAF. Continuaremos trabalhando e fazendo tudo o que pudermos para que a Federação Russa de Atletismo se associe apenas a atletas limpos e honestos", disse o presidente da federação, Dmitry Shlyakhtin.


A Rússia é atualmente a única nação que está suspensa pela IAAF. Outras cinco nações (Bielorrússia, Etiópia, Quênia, Marrocos e Ucrânia) faziam parte da lista de observação da entidade devido a preocupações com o uso de doping. No entanto, Coe disse no domingo que Marrocos foi retirado dessa lista seguindo uma recomendação da Unidade de Integridade do Atletismo da IAAF.

Foto: AP


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar