Últimas Notícias

Em competição marcada por retornos ao tatame, Rinner e Asahina vncem o Mundial Absoluto de Judô

Aconteceu neste final de semana o Campeonato Mundial absoluto de judô. A competição que reúne atletas sem restrição de peso, voltou a acontecer depois de seis anos de ausência no calendário mundial da Federação internacional de Judô (IJF). Realizada no Marrocos, o mundial foi marcado pela sequência do domínio de Teddy Riner, pelo retorno do grego Iliadis Iliades que abandonou a aposentadoria, e também pela volta da cubana Idalys Ortiz. O mundial não contou com a presença de judocas brasileiros.

Entre os homens a medalha de ouro ficou mais uma vez com o francês Teddy Riner, que na final derrotou o belga Toma Nikiforov. O belga, que normalmente compete na categoria até 100 kg, derrotou na semifinal o japonês K. Kageura por ippon, avançando para a final. Já Riner, grande favorito na competição, chegou na final após derrotar na semifinal o cubano Andy Granda por wazari. Na final, Riner derrotou o belga por dois wazaris, contra nenhuma pontuação do rival. Até as semifinais, Riner passou por judocas do Kazaquistão, da Geórgia, Tunísia e Mongólia.

A primeira medalha de bronze foi conquistada por Takeshi Ojitani, que derrotou o seu compatriota, o semifinalista K. Kageura, após três punições de seu adversário. O segundo duelo pelo bronze também foi um confronto nacional. O cubano Alex Garcia Mendoza venceu seu companheiro de equipe, Andy Granda, por dois wazaris contra nenhuma pontuação do compatriota. Voltando de aposentadoria, o grego Iliadis Iliadis acabou sendo superado em sua primeira luta, válida pela segunda rodada, pelo holandês Roy Meyer.

No feminino a medalha de ouro fiou com a japonesa Sarah Asahina, que venceu a judoca da Bósnia e Herzegovina, Larisa Ceric, por ippon após mobilizar a rival. No caminho até a final a japonesa passou por uma russa e uma francesa, até chegar à semifinal, onde enfrentou a cubana Idalys Ortiz. Em um confronto equilibrado, a Asahina venceu por ippon a poucos segundos do fim ao imobilizar a cubana. Já Ceric passou por uma sul-africana e uma cubana, até encontrar a holandesa Tesse Sevelkouls, onde venceu após a rival ser punida por três vezes.

O primeiro bronze foi vencido por Nihel Rouhou, da Tunísia, que derrotou a semifinalista holandesa Sevelkouds por um wazari. A segunda medalha ficou com a cubana Idalis Ortiz, que se recuperou da derrota para a japonesa na semifinal. Na disputa do bronze ela bateu a francesa Romane Dicko por ippon após um estrangulamento aplicado aos 42 segundos de luta. 

Foto: IJF


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar