Últimas Notícias

Coreia do Sul irá esperar até o último minuto por participação da Coreia do Norte nos Jogos de PyeongChang 2018

O governo da Coreia do Sul irá esperar até o último minuto pela decisão da Coreia do Norte de participar ou não dos Jogos Olímpicos de PyeongChang 2018. E a expectativa é de que, apesar da escalada de tensão na região, os vizinhos ao norte decidam competir no evento que acontecerá entre os dias 9 e 25 de fevereiro.

A esperança de que os norte-coreanos disputem as Olimpíadas de Inverno é compartilhada pelo governo do país sede e pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Nos últimos meses a Coreia do Norte passou a realizar testes com mísseis balísticos e armas nucleares na região da península coreana. O fato fez com que as tensões na região crescessem de forma exponencial, inclusive com a Coreia do Sul. Apesar disso, tanto o COI quanto a Coreia do Sul se mostram confiantes. Os organizadores acreditam que se os norte-coreanos participarem, o evento poderá ser um veículo para a paz entre os dois países.

O Ministério da Unificação da Coreia do Sul, que lidera todo o diálogo inter-coreano e tenta impulsionar a cooperação, disse nesta semana que eles também esperam que a Coréia do Norte possa disputar as Olimpíadas. As afirmações do ministério chegam após as Nações Unidas adotarem a resolução da Trégua Olímpica. A resolução exige que os países possam dar passagem segura a todos os atletas, oficiais e funcionários que participarão das Olimpíadas, ter acesso seguro e permitir que eles participem dos Jogos, além de mobilizar os jovens em todo o mundo pela paz.

De acordo com o COI, 94 países manifestaram interesse em enviar atletas para Pyeongchang 2018, um recorde para o evento. Apesar disso, a Coréia do Norte ainda não indicou se irá participar. O prazo para inscrições é 29 de janeiro.

O ministro do esporte da Coreia do Sul, Do Jong-hwan, contou que o seu país irá esperar até o último minuto pelos norte-coreanos. "Estamos muito esperançosos e queremos que eles (atletas norte-coreanos) possam participar dos Jogos. Ao mesmo tempo, sabemos que esta pode ser uma decisão de última hora da Coréia do Norte", afirmou Do.


O ministro ainda lembrou que os norte-coreanos já contam até com atletas classificados para o evento.  A dupla da patinação artística, Ryom Tae-Ok e Kim Ju-sik, se classificou para a competição em Pyeongchang 2018 no mês passado foram. "Isso significa que eles têm atletas que são elegíveis, o que é um sinal positivo para nós", disse. Em termos de outros esportes, estamos conscientes de que existem treinamentos de atletas norte-coreanos para esqui cross-country, bem como outras categorias de patinação no gelo", afirmou.

Foto: Yonhap News


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar