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COI lança campanha para promover valores olímpicos e ajudar refugiados em Ruanda

“Tornar-se a luz”, esta é a nova campanha lançada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), visando promover os valores olímpicos de excelência, amizade e respeito. A campanha do COI, com o nome original em inglês de Become the light, usa a "luz" como a representação simbólica dos valores olímpicos. Através de uma série de anúncios de serviço público, a campanha busca demonstrar como as conquistas dos atletas e o espírito olímpico podem motivar as pessoas ao redor do mundo a "tornar-se a luz" e atuar como faróis de positividade para os outros.

Utilizando-se da intenção do COI de construir um mundo melhor através do esporte, a campanha convida a todos a participarem fazendo uma "doação" de suas atividade físicas através de vídeos. Os vídeos gravados e enviados para o COI serão exibidos no canal olímpico.

Seguindo o tema da campanha, "luz", o COI converterá as atividades gravada em apoio concreto a refugiados de Ruanda. O programa fornecerá soluções sustentáveis ​​de iluminação solar para o Mahama Refugee Camp, em cooperação com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), órgão das Nações Unidas que presta apoio e proteção aos refugiados ao redor do mundo. "O esporte é sobre a construção de pontes, reunindo as pessoas no espírito de amizade e respeito. Em um mundo de incertezas, a mensagem de que nossa humanidade compartilhada é maior do que as forças que nos dividem é mais relevante do que nunca. Os atletas carregam a luz e nos inspiram, dando-nos toda a esperança de que seja possível um mundo melhor. Estamos satisfeitos por poder continuar nossa estreita cooperação com o ACNUR e nosso apoio aos refugiados como parte desta campanha”, afirmou o presidente do COI, Thomas Bach.

Filippo Grandi, que está no comando do ACNUR disse que o esporte pode exercer um papel transformador na vida dos refugiados e afirmou que o programa do COI que levará a luz até eles, poderá impulsionar essa pratica esportiva. "O esporte pode ser uma linha de vida para jovens refugiados desenraizados por conflitos e violência, forçados a abandonar suas casas, comunidades e até mesmo suas famílias. O esporte restaura a infância. Isso ajuda a curar e restaurar um senso de normalidade, oferecendo um espaço seguro onde as crianças podem crescer, aprender e se desenvolver. Ao fornecer iluminação sustentável, com energia solar nos campos de refugiados, podemos impulsionar as oportunidades de esporte e educação para os jovens refugiados ", assegurou.

A campanha “Tornar-se a luz” tem início em meio a contagem regressiva para o início dos Jogos Olímpicos de PyeongChang 2018, que serão disputados em fevereiro, e em meio ao revezamento da tocha olímpica que percorre a anfitriã Coreia do Sul. O lançamento da campanha segue a adoção da Resolução da Trégua Olímpica por todos os Estados membros da ONU, que começou no dia 13 de novembro durante a Assembleia Geral da ONU em Nova York. A Resolução da Trégua Olímpica visa proporcionar a passagem segura de atletas e todos os participantes dos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018 e promover soluções diplomáticas para conflitos em todo o mundo. A trégua remete a antiga tradição grega da Trégua Olímpica, "Ekecheiria".

"Como olímpico, acredito verdadeiramente que os atletas têm um papel crucial a desempenhar para inspirar as futuras gerações, especialmente aqueles que compartilham a paixão pelo esporte, como o esporte pode unir o mundo, derrubando barreiras e tendo um impacto positivo na sociedade", afirmou Angela Ruggiero, presidente da Comissão de Atletas do COI.


A campanha inclui uma série de filmes inspiradores que apresentam atletas emanando luz enquanto competem nos esportes de inverno. A "luz" representa os valores olímpicos e os exemplos brilhantes dos atletas que inspiram o mundo. Existem quatro filmes diferentes. Um filme de 1 minuto e 30 com um hino, bem como três filmes de 30 segundos, inspirados nos três valores olímpicos: excelência, amizade e respeito. Os filmes da campanha "Become The Light" terminam com um apelo à ação, convidando todos a se envolverem com a campanha do Canal Olímpico. Os filmes serão transmitidos em todo o mundo em colaboração com as emissoras olímpicas oficiais, bem como sobre a plataforma dedicada ao canal olímpico durante o período da campanha.

Foto: Divulgação/COI


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