Últimas Notícias

COI já tem data para decidir sobre banimento da Rússia dos Jogos de Inverno

O Comitê Olímpico Internacional decidirá em 5 de dezembro se a Rússia puderá competir nos Jogos de Inverno de Pyeongchang.

A Rússia pode ser banida dos jogos de 9 a 25 de fevereiro na Coréia do Sul como punição por doping respaldado pelo estado nos Jogos Olímpicos de Sochi de 2014.

O COI disse na sexta-feira que uma "decisão sobre a participação de atletas russos nos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018 será tomada" pelo seu conselho executivo no dia da abertura de uma reunião de 5 a 6 de dezembro em sua cidade natal de Lausanne .

O presidente do COI, Thomas Bach, está programado para anunciar a decisão em uma coletiva de imprensa a partir das 7h30. hora local.

Bach criticou as autoridades esportivas que pedem um banimento total da Rússia, que poderiam ser oferecidas sanções que permitiriam que alguns atletas competiam se eles também se encontraram com padrões mais rigorosos de controle de doping.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que seria "degradante" que seus atletas participem dos Jogos de Inverno como uma equipe neutra e sejam negados a sua bandeira e hino nacional.

Isso aconteceu em agosto nos campeonatos mundiais de atletismo, onde alguns atletas russos ganharam medalhas, apesar de o corpo russo de atletismo ser suspenso pela IAAF em consequências dos escândalos de doping.

O conselho do IOC está aguardando relatórios de duas comissões que criou para verificar evidências detalhadas pelo investigador da Agência Mundial Antidopagem Richard McLaren no ano passado, semanas antes das Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Um painel liderado pelo membro do conselho do IOC Denis Oswald está processando cerca de 30 atletas russos individuais que são suspeitos de violações de doping em Sochi. Ali, amostras contaminadas foram trocadas com urina limpa no laboratório de testes credenciado pela WADA.

Seis esquiadores de cross-country, incluindo dois medalhistas, já foram desqualificados pelo painel de três homens de Oswald e banidos das Olimpíadas para toda a vida. Eles planejam apelos ao Tribunal de Arbitragem para o Desporto.

Um segundo painel do COI está estudando se as agências estatais russas, incluindo o ministério do esporte e o serviço de segurança do FSB, estiveram envolvidas no programa de doping. Essa comissão é presidida por Samuel Schmid, ex-presidente da Suíça.

O caso para a Rússia de permanecer nas Olimpíadas de Pyeongchang tornou-se mais difícil nesta semana, quando a AMA recusou re-credenciar a reforma da agência nacional antidoping conhecida como RUSADA.

As autoridades russas se recusam a reconhecer que houve uma conspiração estatal para corromper as Olimpíadas de Sochi - uma condição fundamental insistida pela WADA.

"É claro que um reconhecimento incondicional do McLaren Report é impossível", disse o membro russo do COI, Alexander Zhukov, na reunião da AMA na quinta-feira em Seul, Coréia do Sul.

A Rússia culpa os indivíduos pelo programa de doping e deseja que o denunciante Grigory Rodchenkov - o ex-diretor dos laboratórios de Moscou e Sochi - seja extraditado dos Estados Unidos. Rodchenkov está em um programa de proteção de testemunhas depois de fugir para os EUA e alegando a mídia americana no ano passado como funcionou o sistema de doping de Sochi.

Foto: Reuters


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar