Últimas Notícias

Após terem suas medalhas de Sochi cassadas, atletas russos do skeleton estão banidos da Capa do Mundo

Após terem suas medalhas olímpicas conquistadas em Sochi 2014 retiradas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), os atletas russos do skeleton Aleksandr Tretiakov e Elena Nikitina estão proibidos, ao menos temporariamente, de disputarem as etapas da Copa do Mundo da modalidade. A punição foi imposta pela federação da modalidade.

Na quarta-feira o COI decidiu por retirar a medalha de ouro de Tretiakov e a medalha de bronze de Nikitina em decorrência dos casos de doping em que a Rússia é acusada de encobrir. Na visão da entidade internacional, os dois atletas faziam parte do esquema patrocinado pelo governo russo de dopagem e acabaram sendo beneficiados nos Jogos de 2014.

A Federação Internacional de Bobsled e Skeleton (IBSF) agora optou por proibir os atletas de disputarem as competições organizadas pelo órgão. As suspensões foram anunciadas na quinta-feira, 23 de novembro, com vigência imediata. Tretiakov e Nikitina estavam planejando competir nas etapas da Copa do Mundo em Whistler, Colúmbia Britânica, neste final de semana.

Além da dupla, outros dois atletas do skeleton acabaram sendo suspensos. Mariia Orlova e Olga Potylitsyna, que estavam competindo no circuito da Copa Intercontinental de menor nível nesta temporada, também foram banidas. Espera-se que todos os quatro apelem da decisão e a IBSF afirmou que eles terão direito a uma audiência se isso acontecer. "O esporte é tudo sobre quem é o melhor naquele dia e, se alguma coisa compromete isso, como as situações em Sochi, mancha tudo e meio que mina a crença fundamental no sistema e na competição em si. Isso é meio que endireitar o navio", disse o presidente da Federação de Bobsled e Skeleton dos Estados Unidos, Darrin Steele, que também é vice-presidente do IBSF.

A medida adotada pela IBSF é considerada forte e contrasta com a decisão da Federação Internacional de Esqui (FIS), que permitiu que os esquiadores russos do cross-country, considerados culpados por uso de doping nos Jogos Olímpicos de Sochi, continuassem a competir nos eventos da Copa do Mundo neste fim de semana. A FIS quer ver os motivos da decisão do painel do COI de caçar as medalhas dos atletas russos detalhados.


A ausência dos russos no circuito da Copa do Mundo pode acarretar em um grande impacto na classificação final do evento. Nikitina era a líder da Copa do Mundo depois das duas primeiras etapas da temporada, e vinha de uma vitória no último fim de semana em Park City, em Utah. Até o momento Tretiakov estava em quarto lugar na classificação masculina. Na etapa inaugural, disputada em Lake Placed, Nova York, o russo havia ficado com a medalha de bronze.

Foto: Getty Images/Adam Pretty


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar