Últimas Notícias

Alemanha pode perder medalha de prata do Campeonato Europeu de CCE após cavalo ser pego no doping

A Alemanha pode perder a medalha de prata conquistada no Campeonato Europeu de Hipismo CCE (Concurso Completo em Equitação) após o cavalo de um dos integrantes da equipe ter sido pego no antidoping. A Federação Equestre Alemã (FN) solicitou que a amostra B do cavalo Samourai du Thot fosse analisada depois que a amostra A testou positivo durante o campeonato disputado em Strzegom, na Polônia.

O cavalo montado por Julia Krajewski, foi testado no último dia do campeonato, em 20 de agosto. O teste apontou a substância firocoxib, que tem um efeito anti-inflamatório e é controlada sob as regras da Federação Equestre Internacional (FEI). Julia deixou a Alemanha temendo que a medalha de prata conquistada pela equipe pudesse ser caçada.

De acordo com as regras, as substâncias podem ser usadas para fins terapêuticos em treinamento, mas não em competição. Uma amostra aleatória colhida pela Agência Nacional Antidopagem da Alemanha, quando a equipe retornou do Campeonato na Polônia, também confirmou a presença da substância.

A equipe afirmou não ter nenhuma explicação para o teste positivo e não há registro de que a amostra banida seja registrada no livro de tratamento do cavalo. "Estou profundamente perturbada pela notícia do controle positivo de medicação de Samourai du Thot, especialmente porque ainda não tenho nenhuma abordagem explicativa e as consequências da confirmação pela amostra B afetariam somente a mim pessoalmente. Se tivermos que devolver a medalha de prata seria incrivelmente infeliz para toda a equipe”, afirmou Krajwski.

Ela negou que tenha aplicado o medicamento no animal, assim como confia que ninguém da equipe alemã também tenha feito isso. Apesar disso, a amazona afirmou que tem consciência de que a responsabilidade pelo animal é dela. “Claro, nem eu nem ninguém ao meu redor demos essa substância. Como parte da equipe alemã, que viajou para Strzegom como a segunda equipe favorita, estava ciente de que meu cavalo provavelmente seria testado no Campeonato. Estou 100% por trás do nosso sistema de prevenção ao doping e plenamente conscientes da minha responsabilidade e diligência no tratamento desta questão", disse a alemã.

Krajewski terá 21 dias para decidir se aceita uma punição ou se irá recorrer a um tribunal se a amostra B do teste for confirmado como positivo pela FEI. Os alemães admitem que só faz sentido ir ao tribunal se puderem provar como a substância entrou no organismo do cavalo.


A medalha de ouro no Campeonato foi conquistada pela Grã-Bretanha, enquanto a Suécia ficou com a medalha de bronze. Se a Alemanha for forçada a devolver suas medalhas, o país herdará o bronze. Neste caso, a Itália que ficou em quarto lugar, subiria ao pódio com o bronze.

Foto: Eric Knoll/FEI


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar