Últimas Notícias

Tochas Olímpicas de Inverno - Oslo 1952

Se nos Jogos Olímpicos de Verão, a tocha olímpica foi usada pela primeira vez nos Jogos de Berlim em 1936. Nos Jogos de Inverno, ela só começou a ser usada como símbolo olímpico em Oslo, na edição de 1952.

E a chama olímpica era 'simbólica', já que ela não foi acesa em Olimpia, mas na casa de Sondre Norheim em Mordegal (NOR), lenda do esqui norueguês do século XIX no dia 13 de fevereiro de 1952 para celebrar o local considerado como o berço do esqui mundial moderno.

A tocha de 22 centímetros feita em prata com detalhes dourados e desenvolvida por Geir Grunger e Adolf Thorensen e passou por dois dias por outros lugares que fizeram a história do esqui moderno carregada por 94 esquiadores até chegar à Oslo. Eigil Nansen foi o último nome do revezamento, que deu uma volta de esqui no estádio olímpico de Oslo antes de entrar e acender a Pira dos jogos em 15 de fevereiro de 1952.


Foto: COI

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar