Últimas Notícias

Tenista Bia Haddad Maia comemora melhor ano da carreira

Após a disputa de 21 torneios pelo mundo, a paulista Beatriz Haddad Maia encerrou a temporada 2017 essa semana e comemora o melhor ano de sua carreira.

O ano de 2017 foi um ano especial para Bia e repleto de motivos para comemorar. Um ano de consolidação e várias conquistas. Começou o ano na 173a. posição no ranking mundial, deu um salto de 115 colocações e hoje está na 58a. colocação. Entrou no top 100 no meio da temporada e conquistou resultados expressivos como o vice-campeonato do WTA de Seul, o título do ITF 100K de Cagnes-Sur-Mer e do ITF 25K de Clare, o título de duplas do WTA de Bogotá, as quartas de final do WTA de Praga, além de ter conquistado sua primeira vitória em um Grand Slam, em Wimbledon, e também ter disputado Roland Garros e o US Open.

Oficialmente de férias, a tenista número 1 do Brasil quer aproveitar os próximos 15 dias perto da família. A pré-temporada começa em 6 de novembro e 2018 promete.

Veja abaixo os principais pontos abordados por Bia:

Balanço geral da temporada 2017
“2017 foi um ano bastante positivo. Além das vitórias, foi um ano de muito aprendizado. Junto da minha equipe, traçamos objetivos de melhorar alguns aspectos técnicos e, principalmente, me manter saudável para conseguir desenvolver um trabalho consistente. Consegui trabalhar firme no dia a dia com o German (Gaich), um trabalho novo, não nos conhecíamos e conseguimos agregar muitas coisas novas no meu jogo, construir uma base mais sólida. Fisicamente, evolui bastante com toda a preparação física que eu faço, com o Paulão (Paulo Santos, fisioterapeuta) cuidando de mim e o apoio de toda equipe Tennis Route. A soma de tudo isso, de todo trabalho duro, da nossa dedicação, fez com que a gente conseguisse esses resultados positivos. Eu sempre acreditei que as coisas pudessem acontecer, que eu tinha potencial para enfrentar as melhores do mundo, mas aconteceu mais rápido do que eu podia imaginar. Foi um ano de consolidação, de acreditar em mim, resultado de todo trabalho que a gente vem realizando.”

Momentos marcantes em 2017
“O primeiro momento foi o início do trabalho com o German. Foi especial poder construir um trabalho junto de toda equipe. Em relação a momentos de alegria na quadra, acho que toda semana, independente de ganhar ou perder, trago ótimas memórias... Uma vitória significativa foi o jogo contra a (Samantha) Stosur, foi muito especial. Tive uma semana em Praga que mudou bastante coisa para mim lá. O meu primeiro título de challenger de 100K (ITF 100K de Cagnes-Sur-Mer) na França que eu ganhei, foi muito legal. Ganhar o WTA de duplas (Bogotá), participar da segunda semana de Wimbledon e a minha primeira final de WTA em Seul. Também foi especial ter vencido minha primeira rodada em Wimbledon. Foram muitos momentos especiais e memórias que vão ficar bem guardadas no meu coração. Além dos resultados em quadra, tem também a parte fora dela. Conheci gente nova, visitei lugares legais, comi pratos típicos diferentes e aprendi sobre a cultura de outros países. Todas essas memórias também vão ficar pra sempre.”

Tenista número 1 do Brasil
“Fico feliz que consegui terminar o ano muito bem. Tudo é fruto de um trabalho duro. Minha vida toda sempre foi voltada para o tênis. Abri mão de muita coisa e consegui fazer sempre as coisas da melhor forma possível para que concretizasse todos os meus objetivos. O caminho nem sempre é fácil, mas nunca deixei de lutar e seguir trabalhando duro para chegar onde quero. O mais importante é deixar essa mensagem para todas as meninas: é preciso acreditar, correr atrás dos seus sonhos e buscar melhorar sempre. É uma forma de motivar as outras pessoas que sonham em estar no topo do tênis.”

Indicação do prêmio de tenista revelação de 2017 pela WTA (Resultado será divulgado durante o WTA Finals, em Singapura, de 22 a 29 de outubro)

“É legal esse reconhecimento da WTA pelo trabalho do atleta, mas eu não penso tanto nisso rs... Todas as meninas indicadas são excelentes atletas, são jogadoras novas como eu, que tiveram bons resultados esse ano, trabalharam duro para isso, merecem estar onde estão. Independente do resultado, vou seguir fazendo o que eu tenho fazer, jogando feliz... Tive um ano espetacular, o melhor da minha carreira!”

Férias
“Vou ter 15 dias de férias, bem tranquilos, vou tentar esquecer um pouco a rotina de tenista, curtir muito a minha família, poder estar o maior tempo em casa, não vou querer viajar. Vou fazer o que eu gosto, sem horário, sem rotina.”

Pré-temporada
“A pré-temporada começa dia 6 de novembro, no Rio, focando mais na parte física. Depois, em dezembro, vou para a IMG Academy, nos Estados Unidos, e embarco para a Austrália, na última semana de dezembro.

Expectativa para 2018
“De 2017 eu levo o mesmo trabalho de toda a equipe, já tenho alguns objetivos claros, de seguir me mantendo saudável e evoluindo, melhorando um pouquinho a cada dia para ter um 2018 bastante positivo, independente de resultados, mas sempre pensando na minha carreira a longo prazo, em conseguir jogar pelos próximos dez anos, estar saudável, tranquila de cabeça, sem criar expectativa com resultado. Seguir trabalhando firme, focar na parte física, sem nenhuma mudança radical. Boas coisas estão por vir.”

Com informações de: CBT
Foto: Divulgação


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar