Últimas Notícias

Surto História: O norte-americano "Peso Leve" que fez história na patinação de velocidade



Shani Davis (USA), nasceu em Chicago (USA). Seu pai escolheu o nome em dicionário Swahili (lingua falada em alguns países da África) e a tradução seria a mistura de leve e peso. Davis aprendeu a andar de patins convencionais aos dois anos de idade, e aos 3 eles já patinava tão rápido, que ele era obrigado a reduzir a velocidade no ringue de patinação pelos guardas que tomavam conta do local. Aos seis anos ele já vencia competições regionais de patinação no gelo. Além disso, sua mãe encorajava Shani o acordando todo dia de manhã para correr pelo menos uma milha (1609m). 

Já adulto, sendo um competidor tanto de patinação de velocidade em pista curta e em pista longa, em 2002 se tornou o primeiro atleta negro a fazer parte da equipe dos EUA de patinação de velocidade em pista curta. Sendo um reserva, ele acabou não competndo nos Jogos de Salt Lake City, em 2002.

Mas o canto do cisne de Davis veio em 2004, quando ele conquistou a medalha de prata nos 1500m no Mundial de Todas as Distâncias, atrás somente de Chad Hedrick (USA) e conquistou o ouro nessa distância no Mundial de Distância Simples, também em 2004. Em 2005, Davis bateu o recorde mundial nos 1500m e bateu Hedrick no Mundial de Todas as Distâncias. A rivalidade entre os dois prosseguiu, quando em 2006 Hedrick quebrou o recorde de Davis nos 1500m e dois dias depois, Davis bateu o recorde dos 1000m.

Já nos Jogos de Turim, apesar do começo lento, 25º na parcial dos 200 m e 11º na parcial dos 600 m, Davis ganhou velocidade de tal forma que alem de conquistar o ouro nos 1000m, foi o único a baixar dos 1min09seg, com o tempo de 1:08.89. A prata ficou com Joey Cheek (USA)  e o bronze com Erben Wennemars (NED).

Assim Davis se tornou o primeiro negro dos EUA a conquistar uma medalha de Ouro em Jogos Olímpicos de Inverno. Ainda em turim, ele foi prata nos 1500m. quatro anos depois, Shani foi ouro novamente nos 1000m e prata no 1500m. Shani detém até hoje três recordes mundiais na patinação em velocidade e aos 35 anos, pode disputar sua quarta olimpíada em PyeongChang

Abaixo, o video com a vitória de Davis em Turim:





Fonte: The Complete Book of the Winter Olympics



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar