Últimas Notícias

Putin acusa Estados Unidos de fazer pressão no COI para que a Rússia seja suspensa das Olimpíadas de PyeongChang

O governo russo acusou os Estados Unidos de pressionar o Comitê Olímpico Internacional (COI) para que exclua o país europeu da próxima edição das Olimpíadas de Inverno, que acontecerá no mês de fevereiro do ano que vem. As acusações vindas do Kremlin foram ditas pelo presidente russo Vladimir Putin e repassadas através de seu porta-voz, Dmitry Peskov.

Um dia depois de Putin afirmar que o COI estava sob pressão dos Estados Unidos, seu porta-voz, Dmitry Peskov, disse que Putin queria dizer "estado (estruturas), inclusive através de organizações sociais e não governamentais". Putin afirmou que o esforço norte-americano visava garantir que a Rússia fosse excluída das Olimpíadas de inverno do ano que vem ou forçasse seus atletas a competirem sob uma bandeira neutra.

Em discurso transmitido pela TV, Putin disse que o COI dependia da renda do patrocínio "e, por sua vez, determinados órgãos norte-americanos enviam sinais claros a esses patrocinadores. Não estamos simplesmente adivinhando sobre isso, sabemos disso". Para Putin, ficar de fora das Olimpíadas ou competir como neutros seria "degradante" para a Rússia e sugeriu que a pressão norte-americana no COI poderia interferir nas eleições presidenciais russas em março. É esperado que Putin se candidate novamente tentando a reeleição, mas isso ainda não foi confirmado. "Se alguém pensa que, dessa forma, eles podem influenciar a campanha eleitoral na Rússia na primavera do ano que vem, então eles estão profundamente confusos", disse Putin.

A Rússia está sendo investigada pelo COI em decorrência das alegações de que o governo do país operou um programa de doping, que incluía a troca de amostras contaminadas no laboratório de testes de drogas para as Olimpíadas de Inverno de 2014 em Sochi, na Rússia. Nem Putin e nem Peskov especificaram quais órgãos governamentais específicos dos EUA poderiam estar envolvidos na suposta pressão sobre o COI.

A Agência Antidopagem dos Estados Unidos (USADA), um órgão não governamental que recebe parte do seu financiamento do governo dos Estados Unidos, faz parte de um grupo de 37 agências nacionais de testes de drogas que pediram que a Rússia seja impedida de participar das Olimpíadas de PyeongChang, a partir do dia 9 de fevereiro de 2018. O COI disse que seus investigadores esperam ter “um certo número” de casos de doping envolvendo russos nos Jogos Olímpicos de Sochi já resolvidos no final de novembro, mas eles não têm planos de definir a elegibilidade desses atletas para os Jogos.


A sugestão de Putin de intromissão dos Estados Unidos na eleição russa vem em meio a investigações nos Estados Unidos em virtude de uma alegada interferência da Rússia na votação presidencial norte-americana do ano passado. O painel especial do Senado dos EUA está conduzindo uma pesquisa sobre a influência russa nas eleições de 2016 e se houve alguma ligação com a campanha de Donald Trump.

Foto: Getty Images


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar