Presidente-executivo de Tóquio 2020 afasta temor por poluição da água na Baía de Tóquio

O presidente-executivo de Tóquio 2020, Toshiro Muto, garantiu que o nível de poluição das águas da capital japonesa na região de Odaiba está diminuindo. As afirmações de Muto foram uma tentativa de apaziguar o medo crescente em relação à qualidade das águas depois de uma pesquisa do comitê Tóquio 2020 ter revelado que esta não era boa para cumprir os padrões da Federação Internacional de Natação (FINA) e da União Internacional de Triatlo (UIT).

Tóquio 2020 e o Governo Metropolitano realizaram uma avaliação da qualidade da água na Baía de Tóquio, local que receberá a maratona aquática e natação do triatlo, para espelhar os 21 dias de competição das Olimpíadas, além dos cinco dias de disputas dos Jogos Paralímpicos.

Muto revelou que a qualidade da água em apenas 10 dias aderiu aos padrões exigidos pela FINA e em 6 dias aderiu aos regulamentos da UIT. Os resultados das análises mostraram níveis de Escherichia Coli, bactéria encontrada no trato gastrointestinal, até 20 vezes acima do limite aceito, além de coliformes fecais 7 vezes superiores aos níveis permitidos.

Muto afirmou que os organizadores estão testando várias medidas para reduzir a poluição, incluindo cortinas subaquáticas que formam uma barreira em torno da zona de competição. "Os resultados das experiências demonstraram melhora significativa. Nós continuaremos trabalhando nelas para que possamos tomar medidas altamente efetivas", assegurou o japonês.

Tóquio 2020 prometeu implementar medidas de melhoria da qualidade da água na preparação dos Jogos, garantindo que o local "satisfaça todos os padrões relevantes da Federação Internacional". A organização também prometeu "considerar todas as medidas necessárias para assegurar o bom funcionamento dos eventos no Parque Marinho Odaiba, incluindo alterações nas datas e/ou horários dos eventos em resposta às condições climáticas". Tóquio 2020 afirmou que os padrões não foram atendidos devido as chuvas significativas no mês de agosto.


A organização ainda defendeu as competições no local, mostrando que as águas do Parque Marinho de Odaiba receberam os principais eventos de maratona aquática e triatlo no passado. O local recebeu o Campeonato Nacional de Triatlo do Japão por mais de 20 anos, enquanto a Federação Japonesa de Natação organizou seus eventos de Tóquio da Maratona Aquática entre 2009 e 2013. Os campeonatos de natação de água aberta do Japão ocorreram no local desde o ano passado.

Foto: Getty Images


Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes