Últimas Notícias

Mundial de Ginástica Artística 2017 - Dia 6

No sexto dia do Campeonato Mundial de Ginástica Artística, que está sendo disputado em Montreal, no Canadá, foram disputadas as primeiras finais individuais por aparelhos.

No total foram entregues medalhas em 5 provas, três no masculino e duas no feminino. Solo, cavalo com alças e argolas, no masculino, e salto e barras assimétricas no feminino tiveram campeões de 5 países diferentes. Representante brasileiro no dia de ontem, Arthur Zanetti disputou a final de argolas, onde buscava a sua quarta medalha em mundiais. Em uma prova muito equilibrada onde a dificuldade das séries e o nível de execução se assemelhavam bastante, Zanetti acabou na sétima posição.

A primeira prova do dia foi a final de solo, vencida pelo grande favorito. Kenzo Shirai. Mesmo apresentando uma série um pouco inferior em relação às outras duas que já realizado no Canadá (classificatórias e final do individual geral), Shirai conseguiu 15.633 e foi campeão com mais de um ponto de vantagem para o segundo colocado, o israelense Artem Dolgopyat. Dolgopyat apresentou algumas falhas nas aterrissagens de suas acrobacias, mas devido a sua alta nota de dificuldade, a segunda mais alta da competição, acabou com a nota de 14.533 e assegurando a prata. o bronze foi para o norte-americano Yul Moldauer, com 14.500. Mesmo tendo a nota com o menor valor de partida, Moldauer foi praticamente perfeito e através de sua execução conseguiu subir ao pódio com a nota de 15.500. A final contou com uma grande variedade de países e escolas diferentes de ginástica, desde os novatos Milad Karimi do Cazaquistão e o holandês Bram Verhofstad, até os experientes Thomaz Gonzalez, do Chile, o norte-americano Donnel Whittemburg e o cubano Manrique Larduet.

A segunda prova do dia foi o salto sobre a mesa, com o ouro sendo conquistado pela russa Maria Paseka, repetindo a sua medalha do último mundial. Paseka conseguiu a média de 14.850 apostando nos saltos mais difíceis da competição. A norte-americana Jade Carey quase conseguiu tirar o ouro da Rússia, mas em seu primeiro salto, um Amanar, acabou dando vários passos na chegada que acabaram custando o seu ouro. Com nota de 14.766, carey acabou colocando boa vantagem para as outras concorrentes. A medalhista de bronze no Rio de Janeiro no ano passado, a suíça Giulia Steingruber, voltou a conquistar o terceiro lugar com uma nota de 14.416. Ela foi seguida de perto pela canadense Elsabeth Black. A veterana de 42 anos Oksana Chusovitina mostrou que idade não é empecilho e com a melhor execução entre todas as ginastas acabou em quinto lugar, mas apenas 0.1 atrás da medalha de bronze. A canadense Shallon Olsen acabou sofrendo uma queda que a afastou de uma provável medalha.

A terceira prova do dia foi vencida pelo maior favorito ao ouro. O britânico Max Whitlock, que detinha o título olímpico e mundial, não teve dificuldades em assegurar o seu ouro. Com a maior nota de dificuldade e de execução, Max conseguiu 15.433, mais de três décimos de vantagem para o segundo colocado. A prata ficou com o russo David Belyavskiy, com a nota de 15.100. Após a decepção de perder a medalha no último aparelho na competição do individual geral, o russo mostrou tranquilidade e concentração e assegurou a medalha dessa vez. O bronze ficou com o chinês campeão do individual geral, Ruoteng Xiao, com 15.066. Medalhista olímpico de bronze no Rio de Janeiro, o norte-americano Alexander Naddour ficou em quarto lugar. Um dos favoritos ao pódio, o ucraniano Oleg Verniaiev, acabou caído em sua apresentação e mostrou que a sorte não vem lhe acompanhando nesse mundial.

A final de barras assimétricas mostrou um alto nível, com todas as ginastas apresentando elevadas provas tanto em dificuldade como em execução. O ouro foi para a chinesa Fan Yilin, com 15.166, que surpreendeu a todos ao apresentar uma prova ainda mais difícil do que a apresentada nas classificatórias. A medalha de prata ficou com a russa Elena Eremina, a primeira colocada na fase de classificação, com 15.100. O bronze foi conquistado pela belga Nina Derwael, com 15.033. A medalha conquistada por Nina foi a primeira da Bélgica em mundiais de ginástica. O quarto lugar ficou com a russa Anastasiia Iliankova, com 14.900, que havia se classificado em segundo lugar para a final. Em seguida vieram a alemã Elisabeth Seitz, a ucraniana Diana Varinska, que colocou seu país de volta em uma final feminina por aparelhos depois de anos, a chinesa Luo Huan e a norte-americana Ashton Locklear, a única ginasta a sofrer uma queda na final.

A última prova do dia foi a final das argolas, que contava com a participação do brasileiro Arthur Zanetti. O brasileiro foi o terceiro a subir no aparelho, e com uma boa apresentação bem superior em relação àquela que havia apresentado na fase anterior, Zanetti conseguiu 14.900. A nota já o colocou em terceiro lugar naquele momento, mostrando que uma medalha seria bastante complicada. Ao final o brasileiro terminou em sétimo lugar. O ouro foi conquistado pelo grego Eleftherios Petrounias, campeão olímpico e mundial, e grande favorito, que fez uma prova praticamente perfeita, ganhando 15.433. A medalha de prata ficou com o russo Denis Ablyazin com 14.333, conquistando a sua segunda medalha nas argolas em mundiais. Medalha de bronze para o chinês Yang Liu com a nota de 15.266. O francês Samir Ait-Said, em seu retorno ao esporte um ano após sofrer uma fratura exposta em sua perna esquerda durante a realização de um salto nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, terminou em quarto lugar e por muito pouco não subiu ao pódio. Ele teve a nota de 15.258, apenas 0.08 atrás do chinês.

Para ver os resultados completos clique aqui.

Medalhistas:

Solo masculino:
Kenzo Shirai - Japão
Artem Dolgopyat - Israel
Yul moldauer - Estados Unidos

Cavalo com alças:
Max Whitlock - Grã-Bretanha
David Velyavskiy - Rússia
Ruoteng Xiao - China

Argolas:
Eleftherios Petrounias - Grécia
Denis Ablyazin - Rússia
Yang Liu - China

Salto feminino:
Maria Paseka - Rússia
Jade Carey - Estados Unidos
Giulia Steingruber - Suíça

Barras assimétricas:
Fan Yilin - China
Elena Eremina - Rússia
Nina Derwael - Bélgica

Foto: The Canadian Press via AP/Paul Chiasson


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar