Últimas Notícias

Mundial de Ginástica Artística 2017 - Dia 5

O Campeonato Mundial de Ginástica Artística chegou ao seu quinto dia de disputas em Montreal, Canadá, e apresentou ao mundo a campeã na prova do individual geral, a mais importante da ginástica. Com a ausência da norte-americana Simone Biles, que vem dominando a competição desde o ano de 2013, a expectativa era de uma prova aberta e sem grandes favoritismos, que apontaria uma nova campeã após quatro anos de domínio de Biles. Ao final das disputas, a cora de atleta mais completa do mundo mudou de cabeça, mas não de país. Morgan Hurd dos Estados Unidos foi a campeã, deixando para trás a canadense Ellsabeth Black e a russa Elena Eremina. Primeira colada na fase classificatória, a japonesa Murakami Mai acabou em quarto lugar. Estreando em finais, a brasileira Thais Fidelis cometeu erros em suas provas de trave e barras assimétricas e acabou na 24ª posição, mas deixou boa impressão na prova de solo, aparelho em que disputa a final no próximo domingo.

Logo antes de começar a competição, ainda na fase de aquecimento, a norte-americana Ragan Smith, grande favorita ao título, acabou lesionando o tornozelo e deu adeus à competição. Foi mais uma baixa entre as favoritas após as lesões da brasileira Rebeca Andrade e da romena Larisa Iordache.

A primeira divisão mostrou um grande equilíbrio entre as favoritas, como era o esperado. Na prova de salto a maioria das favoritas saltou um DTY, salto de valor de 5.4 no código de pontuação, e acabaram com as notas bem próximas. A maior nota foi conquistada pela japonesa Murakami Mai com 14.66, seguida pela canadense Elsabeth Black com 14.600, pela norte-americana Morgan Hurd com 14.533, pela francesa Melanie de Jesus dos Santos com seus 14.466 e pela russa Elena Eremina com 13.866, a única a realizar um salto inferior entre as favoritas. Enquanto isso nas barras assimétricas a bela Nina Derwael dava show e começava a competição com um 14.966, a maior do aparelho em toda a final.

A partir da segunda rotação as notas já começaram a se diferenciar e a movimentação na classificação se tornou mais intensa. Entre as que disputavam as medalhas Black conseguia a maior nota, um 14.233. Primeira colocada nas classificatórias nas assimétricas, a russa Eremina cometeu pequenos erros e acabou tirando 14.200, quase um ponto a menos do que havia feito na terça-feira, o que poderia comprometer a sua briga pelo pódio. Outra que teve uma grande queda na sua nota foi a francesa Melanie de Jesus, que foi de 14.500 na classificatória para 14.000 na noite de ontem. Hurd e Murakami tiveram notas similares as que conseguiram na fase anterior. Na segunda rotação destaque também para a prova de trave da alemã Tabea Alt, que já tinha conseguido a maior nota do aparelho no dia da qualificação e novamente foi a maior nota na noite de ontem, com 13.300.

Na rotação seguinte as favoritas foram para a trave e a primeira a realizar a sua série foi a japonesa Murakami Mai, que acabou sofrendo uma queda e conseguindo apenas 12.000. A canadense Elsabeth Black em sua série teve um grande desequilíbrio no início da série e depois voltou a se desequilibrar, mas dessa vez para não cair acabou se segurando na trave com a mão. Apesar disso, a canadense ainda conseguiu a nota de 12.866 e assumiu a primeira colocação. A maior nota entre as primeiras colocadas foi a de Elena Eremina, 13.133. Hurd e a francesa Melanie de Jesus tiveram alguns desequilíbrios em suas séries e somaram 12.666 e 12.433, respectivamente.

A última rotação reservava emoções e deixava as 5 primeiras colocadas com chances de subirem ao pódio. A primeira a se apresentar foi Morgan Hurd, que fez uma boa série, mas cometeu algumas falhas nas chegadas de suas acrobacias e conquistou a nota de 13.733, finalizando a competição com 55.232. Nas classificatórias Morgan havia caído em sua apresentação. A segunda a subir no tablado foi a russa Elena Eremina. Com uma apresentação mais limpa e mais segura do que a apresentada na fase de classificação, Eremina somou 13.600 e se colocou definitivamente na briga pelo pódio com 54.799. Em seguida foi a vez da francesa Melanie de Jesus, que repetiu a nota conseguida na fase anterior, 13.233, após também cometer erros em sua série.

Era então chegada a vez da canadense, e líder no momento, se apresentar diante de sua torcida na prova que poderia lhe garantir a medalha de ouro. Black precisaria de uma nota superior a 13.533 para reassumir a primeira colocação, maior do que a nota que ela havia conquistado nas classificatórias. Com uma apresentação segura, mas com pequenas falhas na execução dos movimentos, Black conseguiu 14.433, 55.132 na soma dos quatro aparelhos, e por apenas 0.1 acabou ficando atrás de Hurd.

A última a se apresentar era a japonesa Murakami Mai. O ouro para ela era missão quase impossível, mas uma medalha ainda era bem real. Em uma apresentação quase perfeita a japonesa encantou o público e mostrou o porquê de ser apontada como uma das favoritas para levar o ouro no aparelho na final de domingo. Com todas as chegadas praticamente cravadas, Mai conquistou a maior nota da noite no solo, 14.200, apesar da boa apresentação e da nota alta, Mai acabou perdendo o pódio para a russa Elena Eremina também por apenas 0.1 ao somar 54.699.

A brasileira Thaís Fidelis, de apenas de 16 anos e em seu primeiro mundial, começou sua participação na prova de trave. Assim como no primeiro dia, Thais acabou cometendo falhas no aparelho que é uma de suas especialidades. Com duas quedas, Thais recebeu apenas 10.600 em sua apresentação. A segunda prova de Thais foi o solo, aparelho em que disputará a final no domingo. Thaís fez uma boa apresentação, com exceção de sua segunda acrobacia, em que chegou com o tronco baixo e acabou dando passos grandes na chegada. Somente nessa acrobacia Thais perdeu cerca de 0.6, ainda assim conseguiu a nota de 13.566. A apresentação de Thais deixa uma boa perspectiva para domingo, podendo passar dos 14 pontos se acertar a prova, entrando diretamente na briga pelo pódio.

O terceiro aparelho de Thais foi o salto, onde somou 13.533. Nas barras assimétricas, Thaís voltou a ter uma queda e conseguiu apenas 11.066 de nota. No total dos quatro aparelhos Thais somou 48.765 e terminou a disputa do individual geral em 24º lugar.

Para resultados completos clique aqui.

Foto: AP


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar