Últimas Notícias

Mundial de Ginástica Artística 2017 - Dia 4

Montreal assistiu nesta quinta-feira aos primeiros medalhistas do Campeonato Mundial de Ginástica Artística. No quarto dia de competições foi disputada a final do individual geral masculino e que mostrou ao mundo um novo campeão na prova que por anos foi dominada pelo japonês Kohei Uchimura. Mais uma vez o japonês chegou a um campeonato mundial como favorito e iria em busca de seu sétimo título na principal na prova da ginástica, mas uma lesão após realizar o seu salto logo na segunda prova das classificatórias acabou pondo fim aos planos de Kohei. A prova foi marcada por um alto nível e também por quedas de alguns dos favoritos. No final o título ficou com o chinês Rioteng Xiau, seguido pelo seu compatriota Chaopan Lin e pelo japonês Kenzo Shirai. O brasileiro Caio Souza terminou a competição em 15º lugar.

A competição teve início no solo para os seis primeiros classificados para a final. Logo no início já começava a se desenhar como seria o desempenho de cada um. Especialista no aparelho, Kenzo Shirai saltou na frente da disputa com a excelente nota de 14.733. Os chineses Lin e Xiao conseguiram a segunda e a terceira maiores notas no solo, com 14.516 e 14.433 respectivamente. O cubano Manrique Larduet, primeiro na fase de classificação, cometeu pequenos erros e não conseguiu passar dos 14 pontos, o mesmo aconteceu com o ucraniano Oleg Verniaiev, atual vice-campeão olímpico e favorito ao ouro na ausência de Uchimura.

Na segunda rotação um outro nome entrou forte na disputa pelo pódio. O russo David Belyavskiy conseguiu a nota de 14.900 no cavalo com alças, a maior de toda a final. Destaque também para a nota do chinês Xiao, 14.800, e de seu compatriota Chaopan Lin, 14.266. Foi também no cavalo com alças, uma de suas principais provas, que Oleg Verniaiev sofreu a primeira queda na competição, complicando toda a sua competição já na segunda rotação.

Foi na terceira rotação que a disputa pela medalha de ouro começou a se desenhar entre dois concorrentes. Na prova de argolas, Belyavskiy e Xiao conseguiram boas notas e começaram a se desgarrar dos outros favoritos, com Chaopan Lin logo em seguida. Após duas provas abaixo das expectativas, o cubano Larduet também começava nas argolas a dar sinais de recuperação.

A prova de salto foi a com o nível mais parecido entre os atletas favoritos, sem nenhuma queda. A diferença das notas entre os seis atletas que se classificaram para o individual geral nas primeiras colocações foi de apenas 0.217 durante a rotação do salto na final. Belyavskiy foi quem conseguiu a menor nota, um 14.783, e Kenzo Shirai conseguiu a maior, chegado a 15.000. Ao fim da rotação Xiao havia recuperado a liderança da prova por apenas 0.084 sobre o atleta da Rússia.

Na penúltima rotação David Belyavskiy conseguiu a nota de 15.200 nas barras assimétricas, a maior entre os 24 concorrentes na final e impôs uma grande vantagem sobre o chinês Ruoteng Xiao, que teve a nota de 14.600. Campeão olímpico nessa prova, Verniaiev cometeu mais um pequeno erro, mas ainda assim somou uma boa nota, 14.966. Larduet, com 14.933, continuava sua luta para tentar recuperar o terreno perdido, enquanto o chinês Lin e o japonês Shirai continuavam se segurando atrás dos dois líderes.
A última rotação foi disputada na barra fixa e mostrou um final dramático para o russo Belyavskiy e de glória para o chinês Xiao. Foi Chaopan Lin quem abriu os trabalhos e com uma série cravada garantiu a nota de 14.300, somando 86.448 após passar pelos seis aparelhos. Em seguida foi a vez de Verniaiev subir no aparelho e, pela segunda vez no dia, sofrer uma queda. O terceiro a se apresentar foi o japonês Kenzo Shirai, com 13.966 e uma nota total de 86.431 o ginasta se posicionava até o momento em segundo lugar, apenas 0.017 atrás de Lin.

Chegou então a vez do líder da prova, David Belyavskiy. O russo não precisava ser brilhante, uma prova apenas correta e sem quedas já lhe renderia a medalha de ouro. Mas o russo no meio de sua prova acabou caindo e dando adeus à medalha de ouro. Com a nota de 13.200, o russo ficou com 86.315 na soma total e caiu para terceiro lugar, correndo o risco de sair da prova sem medalha alguma. A chance de título voltou então para as mãos de Ruoteng Xiao, que não decepcionou e com uma prova cravada conseguiu a maior nota da barra fixa, 14.400, e a soma total de 86.933. O último a se apresentar foi Manrique Larduet, e apesar da boa série que lhe rendeu altos 14.333, não foi o suficiente para tirar o japonês Kenzo Shirai do pódio.

Ao fim das disputas dos seis aparelhos a medalha de ouro ficou com Ruoteng Xiao, a prata com Chaopan Lin, e o bronze com Kenzo Shirai. O russo David Belyavskiy acabou em quarto lugar, seguido pelo cubano Manrique Larduet. Um dos favoritos ao ouro, Oleg Verniaiev foi apenas o oitavo colocado, atrás do inglês Nile Wilson e do norte-americano Yul Moldauer.

Caio Souza, o representante brasileiro na final, começou bem a sua competição. Estreando nas argolas, Caio conseguiu a nota de 14.133. A segunda prova do brasileiro foi o salto, onde somou mais 14.500 em sua nota após um salto bem executado e com chegada quase cravada. Ao fim da terceira rotação Caio aparecia em quarto lugar na classificação geral após atingir a nota de 14.266 nas barras paralelas. Caio estava apenas 0.2 atrás do líder David Belyavskiy.


Veio então a prova de barra fixa e Caio acabou caído. Com a nota de 12.133 o brasileiro acabou despencando para o quinto lugar. Na prova de solo Caio foi muito bem e conseguiu 13.900, voltando a figurar entre os 10 melhores atletas da competição. Faltava então o último aparelho, o cavalo com alças, pior aparelho de Caio. Com apenas 11.566, Caio voltou ao 15° lugar encerrando a sua participação em Montreal.

Para ver os resultados completos clique aqui.

Foto: Paul Chiasson/The Canadian Press via AP


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar