Últimas Notícias

Levantamento aponta que nenhum membro da delegação americana nos Jogos do Rio de Janeiro foi contaminado pela Zika

Um dos maiores temores de atletas e turistas estrangeiros quando vieram ao Brasil para os Jogos Olímpico do Rio de Janeiro, realizados no ano passado era a possibilidade de contágio pelo Zika Vírus, transmitido por mosquitos. A imprensa internacional alarmava a população mundial sobre a possibilidade de uma epidemia, apesar de autoridades sanitárias nacionais e até internacionais afirmarem que esse risco não existia devido ao período de inverno na cidade olímpica. Mais de um ano depois do fim das Olímpiadas cariocas foi anunciado pela Universidade de Utah que nenhum atleta ou integrantes da comissão do Time Estados Unidos foi contaminado pela Zika.

O levantamento foi feito pela Universidade de Utah e analisou mais de 447 pessoas, entre atletas e comissão técnica. Apesar de não apontar a presença do Zika Vírus, foram encontrados 32 casos de doenças tropicais transmitidos por mosquitos. 27 delas tinham vírus do Nilo Ocidental, enquanto 3 tinham Chikungunya e 2 tinham Dengue. Apesar disso, nenhuma delas se desenvolveu em doenças graves. "Todo mundo estava concentrado em Zika e ignorando que poderia haver outras infecções causadas por picadas de mosquito. Nós não esperávamos encontrar tantos com essas outras infecções. Essa é uma das razões pelas quais pensamos que estar atento ao monitoramento de doenças infecciosas depois de viagens para áreas em risco é tão importante", disse o especialista em doenças infecciosas da Universidade de Utah, Krow Ampofo.

No auge da transmissão da Zika no Brasil no ano passado uma constatação levou preocupação para todo o Brasil e a comunidade científica no ano passado. Foi constatado que os filhos de mulheres grávidas que tiveram a doença tinham maior probabilidade de nascer com microcefalia, uma doença em que a criança nasce com uma cabeça menor do que o normal e com o cérebro subdesenvolvido. Rapidamente o vírus se espalhou pelo continente americano se tornando uma epidemia.

Com isso, mais de 150 cientistas internacionais, médicos e outros especialistas alegaram que a doença tornaria "antiético" para o Rio 2016 continuar com o seu planejamento e realizar os Jogos. Mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) rejeitou o pedido para que os Jogos fossem transferidos ou adiados devido ao surto, dizendo que "não alteraria significativamente" a propagação do vírus. Apesar da garantia da OMS, alguns atletas desistiram das Olimpíadas alegando temor de serem contaminados pelo Zika Vírus, especialmente atletas da NBA, do golf e do tênis.


A maioria das pessoas infectadas com outras doenças tropicais apresentava sintomas leves ou nenhum. 12 daqueles testados positivamente para as doenças preencheram pesquisas pós-viagem em que apenas três, dois com Chikungunya e um com vírus do Nilo Ocidental, relataram ter sintomas que podem incluir dores no corpo e erupções cutâneas. Estes sintomas surgiram duas semanas após a viagem e foram resolvidos logo depois.

Foto: Luis Robayo/AFP


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar