Últimas Notícias

IWF suspende nove países por casos recorrentes de doping no Levantamento de Peso

A Federação Internacional de Levantamento de Peso (IW) confirmou nesse sábado, 30 de setembro, a suspensão de 9 países pelo prazo de um ano devido aos casos recorrentes de doping em seus atletas. A sansão atinge algumas das principais nações do levantamento de peso, como a Rússia, a China e o Cazaquistão. A suspensão já começa a ser contada e com isso países excluídos perderão o mundial da modalidade que será disputado ainda esse ano.

A decisão da IWF foi tomada depois que os teste de amostras antidoping das Olimpíadas de 2008 e 2012 foram reanalisados e ficou provado que o doping era recorrente em atletas desses 9 países. Todos eles tiveram ao menos três casos de doping confirmado durante as edições olímpicas de 2008 e 2012. A exclusão dos países é uma tentativa de evitar uma epidemia de doping no esporte.

A IWF queria suspender os países envolvidos com os casos de doping já no ano passado, mas o processo não teve continuidade por recursos legais feitos pelos países na Corte Arbitral do Esporte (CAS). Também foram suspensos a Armênia, o Azerbaijão, a Bielorrússia, a Moldávia, a Turquia e a Ucrânia. "Nós deixamos claro que a incidência de doping em algumas áreas é totalmente inaceitável e que nossos membros têm a responsabilidade de garantir um esporte limpo em seus países. Se eles não cumprem suas responsabilidades para garantir que seus atletas estejam limpos, eles perderão o direito de participar. Mas não vamos virar as costas para eles, continuaremos trabalhando com eles, (a Agência Mundial Antidopagem), e suas agências nacionais antidoping para apoiar suas atividades antidoping e ajudar a fazer mudanças culturais", disse o presidente da IWF, Tamas Ajan, em um comunicado.

O mundial de levantamento de peso será disputado em agosto na cidade norte-americana de Anaheim, na Califórnia. Ao contrário do que aconteceu com o Mundial de Atletismo, quando alguns atletas russos que foram comprovados como limpos de doping puderam participar do mundial de forma neutra, mesmo com a suspensão da Rússia, a IWF não abrirá exceções para os países punidos. Independentemente se o atleta já tiver sido pego no doping ou não, nenhum atleta vindo dos 9 países será liberado para competir em Anaheim. "Os países receberão notificação oficial sobre a suspensão em meados de outubro e, na IWF, não há possibilidade de competir como neutros ou independentes", disse a porta-voz da IWF, Lilla Rozgonyi, em entrevista para a Associated Press.

Essa não é primeira vez que a IWF impede alguns países de disputarem as suas competições por cauda do alto número de doping. Em 2016 a Rússia e a Bulgária foram banidas das Olimpíadas do Rio de Janeiro. A Bulgária foi punida após 8 de seus atletas terem testado positivo para esteroides depois do Campeonatos Europeu, Já a Rússia foi punida depois que a WADA, através do Relatório McLaren, acusou o uso de doping generalizado no país e que ainda contava com um forte apoio governamental para encobrir e destruir provas destes casos.

Em junho o Comitê Olímpico Internacional advertiu a IWF que o levantamento de peso poderia acabar sendo excluído dos Jogos Olímpicos de 2024 se a entidade não trabalhasse para diminuir o elevado número de casos de doping no esporte. O presidente do COI, Thomas Bach, exigiu que a IWF "abordasse o enorme problema de doping" e reportasse os estudos até dezembro. Somente nas olimpíadas de Pequim e Londres somadas o esporte teve 50 casos positivos confirmados. Os números só são menores do que os números do atletismo, mas que conta com um número bem maior de provas e atletas.


Com a confirmação dos casos de doping nos Jogos de 2008 e 2012 as medalhas das duas edições foram redistribuídas. O número de atletas que foram pegos é tão significativo que em algumas das categorias os três medalhistas originais foram desqualificados. A categoria masculina até 94 kg das Olímpíadas de 2012 teve 7 entre os primeiros colocados pegos no doping, fazendo com que o levantador de peso que havia ficado originalmente em nono lugar herdasse o bronze.

Foto: AFP Photo/Yuri Cortez


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar