Últimas Notícias

IAAF divulga lista com os indicados a melhores atletas do ano no atletismo

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) divulgou nesta segunda-feira sua tradicional lista de indicados ao prêmio de melhores atletas do ano no atletismo. A lista é composta por 20 nomes, sendo 10 homens e 10 mulheres. Dentre esses 20 nomes será escolhido apenas um em cada sexo. A escolha será feita através de membros do conselho da IAAF e através de ex-atletas e treinadores, dentre outras pessoas que compões a chamada “família IAAF”. Os votos destes compreenderão 75% do total. Os outros 25% serão completados através do voto popular, onde o público poderá votar em seus atletas favoritos através do site da entidade ou através de suas redes sociais até o dia 16 de outubro.

Após o término do período de votação três nomes em cada naipe serão anunciados como os finalistas. Já no dia 24 de outubro a IAAF promoverá uma festa para a entrega da premiação do melhor atleta masculino e a melhor atleta do feminino entre os três finalistas.

No masculino destaca-se a presença de grandes nomes do esporte, como o sul-africano Wayde van Niekerk, campeão dos 400 e prata nos 200 metros no mundial de Londres, o arremessador de martelo Pawel Fajdek, que conquistou o tricampeonato mundial em 2017 e Mo Farah, que em Londres conquistou o ouro nos 10000 metros e a prata nos 5000. Chama a atenção a ausência de dois nomes, Usain Bolt, que conquistou apenas o bronze nos 100 metros no mundial e Justin Gatlin, campeão mundial na distância.

Entre as mulheres se destacam a polonesa Anita Wlodarczyk, atual bicampeã e recordista mundial do arremesso de martelo, a norte-americana Brittney Reese do salto em distância e a grega Ekaterina Stefanidi, que venceu o campeonato mundial de Londres. Ausência sentida da velocista jamaicana Shally Ann Frase-Prayce que não competiu neste ano devido a sua primeira gravidez.

Abaixo a lista com os 20 nomes indicados:

Homens:

Mutaz Essa Barshim (QAT) – Salto em altura
Pawel Fajdek (POL) – Arremesso de martelo
Mohamed Farah (GBR) – 10000 e 5000 metros
Sam Kendricks (EUA) – Salto com vara
Elijah Manangoi (KEN) – 1500 metros
Luvo Manyonga RSA) – Salto em distância
Omar McLeod (JAM) – 110 metros com barreira
Christian Taylor (EUA) – Salto triplo
Wayde van Niekerk (RSA) – 100, 200 e 400 metros
Johannes Vetter (GER) – Arremesso de dardo

Mulheres:

Almaz Ayana (ETH) – 10000 e 5000 metros
Maria Lasitskene (ANA) -  Salto em altura
Hellen Obiri (KEN) – 5000 metros
Sally Pearson (AUS) – 100 metros com barreiras
Sandra Perkovic (CRO) – Lançamento de disco
Brittney Reese (EUA) – Salto em distância
Caster Semenya (RSA) – 800 e 1500 metros
Ekaterini Stefanidi (GRE) – Salto com vara
Nafissatou Thiam (BEL) - Heptatlo

Anita Wlodarczyk (POL) – Arremesso de martelo

Foto: Getty Images


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar