Governo suíço promete investir pesado na candidatura de Sion para os Jogos Olímpicos de Inverno 2026

O governo suíço lançou uma tentativa de sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, prometendo fornecer US$ 772,8 milhões para apoiar a campanha.

Foi um raro sinal de apoio para sediar os Jogos depois que os eleitores na cidade austríaca de Innsbruck rejeitaram a ideia no domingo, juntando-se a uma dúzia de cidades que tiraram a candidatura.

O Comitê Olímpico Internacional (COI), com sede na cidade suiça de Lausanne, está lutando nos últimos anos para convencer os potenciais anfitriões dos benefícios de sediar os Jogos.

O governo suíço abraçou a idéia com entusiasmo.

"O governo vê os Jogos Olímpicos de Inverno como uma ótima oportunidade para esporte, economia e sociedade na Suíça", afirmou depois que uma reunião do gabinete aprovou o apoio público para a campanha Sion 2026.

Ele estabelece condições que o projeto usa principalmente a infra-estrutura existente e se concentra na sustentabilidade espalhando eventos em várias regiões e contando com o transporte público.

O plano ainda precisa de apoio do parlamento e pode enfrentar referendos em regiões que hospedam eventos. Sion está no região de Valais, no sudoeste do país.

A Suíça sediou os Jogos de Inverno em 1928 e 1948, ambas em St Moritz, na região oriental dos Grisões. Os eleitores naquela região, em fevereiro, rejeitaram o levantamento de dinheiro para buscar uma candidatura.

O COI disse na terça-feira (17) que exigiria um "papel pró-ativo" com potenciais cidades-sede, apresentando um "estágio de diálogo" não comprometido a partir de outubro deste ano até outubro de 2018.

As candidaturas do Cazaquistão, Turquia, Japão, Canadá e Estados Unidos, entre outros, ainda são prováveis.

Foto: Keystone


Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes