Faltando pouco mais de quatro meses para o início dos Jogos
Paralímpicos de Inverno de PyeongChang 2018, o interesse do público local com o
evento segue causando dor de cabeça nos organizadores. Se os últimos números divulgados
da comercialização de ingressos das Olimpíadas de PyeongChang indicaram que somente 275.964 dos 1.07 milhões de ingressos disponíveis foram vendidos, os
valores dos Jogos Paralímpicos são ainda mais preocupantes. Apenas 0,2% dos
ingressos disponibilizados ao público foram comercializados. Os números são
ainda menores do que os divulgados pelo Korean Herald no início de outubro,
4,2%.
Jo Seoung-lae, do Partido Democrata que está no governo,
recebeu os últimos dados do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo. Ele
disse à agência de notícias sul-coreana Yonhap que apenas 457 de um total de
223,353 mil ingressos para os Jogos Paraolímpicos haviam sido vendidos até a sexta-feira,
20 de outubro. "É muito preocupante que a porcentagem de vendas de
ingressos seja de apenas 0,2 com os Jogos Paraolímpicos há quatro meses de
distância. Os Jogos Paraolímpicos devem ser promovidos ativamente como os Jogos
Olímpicos", disse Jo.
O curling em cadeiras de rodas foi o esporte com a menor
porcentagem de vendas, com um total de 0,09. Em números brutos, isso representa
apenas 37 dos 40.071 ingressos disponibilizados para o esporte. Já o ingresso
mais vendido foi o da cerimônia de abertura, com 0,95%, mas em números totais
equivalentes a 191 ingressos vendidos de um total de 20.032 ingressos.
Apesar dos baixos índices apresentados na venda dos
ingressos para as Olimpíadas, o Comitê Olímpico Internacional (COI) segue
confiante na melhora das vendas. Um porta-voz da entidade concedeu entrevista
para o site Insidethegames e afirmou acreditar que a organização local
conseguira atingir a meta de vendas, tendo em vista a venda de bikhetes para
outros eventos importantes na Coreia do Sul, bem como no apelo junto ao público
da proximidade do evento. "Foi-nos
apresentado um plano de vendas promocionais na última reunião da Comissão de
Coordenação e a expectativa é que seja entregue na íntegra. O COI apoia
plenamente as atividades do POCOG (O comitê organizador dos Jogos Olímpicos e
Paralímpicos de Pyeongchang 2018). Por exemplo, durante a última visita da
Comissão de Coordenação do COI à Pyeongchang, discutimos com os organizadores coreanos
uma série de ideias adicionais para apoiar a venda de ingressos e estas serão
lançados nos próximos três meses. Em particular, o revezamento da tocha
olímpica está programado para começar na Coréia em uma semana, o que deverá
aumentar a atenção da mídia e do público para os Jogos, enquanto as campanhas
dos titulares de direitos e parceiros de transmissão acabaram de começar”,
afirmou o porta-voz.
Os organizadores de Pyeongchang 2018 afirmaram que 59,7% dos
320 mil ingressos reservados para os estrangeiros foram vendidos, entretanto
esse valor inclui aqueles que foram distribuídos aos revendedores autorizados
em cada país e não significa necessariamente que eles tenham sido comprados.
De acordo com o Korean Herald, apenas 17,2% dos ingressos
para o hóquei no gelo foram vendidos, o que retrata bem o cenário difícil em
que encontram os organizadores, já que o hóquei é tradicionalmente um dos
esportes que mais vendem ingressos nos Jogos.
Para tentar convencer a população e assim impulsionar as
vendas, o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae, adquiriu recentemente ingressos
para os Jogos. A Federação dos Bancos da Coréia disse que compraria 887 mil
dólares em ingressos depois que os baixos números das vendas foram divulgados
pela primeira vez. O governo da província de Gangwon também irá aumentar o
número de ingressos comprados, de 3.720 para 27.834.
A qualidade ruim na promoção dos eventos vem sendo apontada
como o motivo pela baixa venda ingressos para Pyeongchang 2018, a primeira
edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno a serem realizados na
Coréia do Sul. A forma de se promover os eventos foi frequentemente delineada
pelo COI e pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC) como uma prioridade para
os organizadores na preparação dos Jogos em meio a uma falta de interesse
percebida.
Um porta-voz da Pyeongchang 2018 afirmou que 499 ingressos
para os Jogos Paralímpicos foram vendidos para indivíduos, mas 8.902 foram
comprados por grupos, levando o total para 9.401, o que representaria 4,3% do
total.
As Olimpíadas Pyeongchang 2018 acontecerão entre os dias 9 a
25 de fevereiro. No mês seguinte terá início os Jogos de inverno, que ocorrerão
entre os dias 8 e 18 de março.
Foto: Getty Images
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