Últimas Notícias

Derrotada em eleição para presidir Comitê Olímpico Francês, Lamour entra com recurso contra reeleição de atual presidente

A candidata derrotada na eleição para a presidência do Comitê Olímpico da França (CNOSF), Isabella Lamour, entrou com um apelo contra o resultado do pleito que aconteceu no mês de maio e apontou a reeleição de Denis Masseglia.

De acordo com a imprensa francesa, Lamour entrou com sua apelação na quinta-feira, 5 de outubro, protestando contra o que considerava como “tratamento desigual” durante a campanha de eleição. A presidente da Federação Francesa de Esgrima recebeu 385 votos em 11 de maio contra 556 do presidente do CNOSF, Masseglia. O outro candidato, o bicampeão olímpico de judô e ex-ministro dos esportes, David Douillet, recebeu apenas 54 votos.

Em entrevista para a France Presse, Lamour afirmou que apresentou um pedido de injunção provisória no Tribunal de Grande Instancia de Paris (TGI), o tribunal superior, exigindo o cancelamento do resultado e pedindo novas eleições. "Este apelo segue uma campanha para a Presidência da CNOSF e uma conduta da votação manchada por violações manifestas do princípio da igualdade de candidatos e marcada por numerosas irregularidades segundo as regras legais da CNOSF como princípios gerais da lei eleitoral", declarou Lamour.

Lamour contesta o fato de Masseglia, como atual presidente, ter mais oportunidades de falar publicamente sobre suas realizações e planos, ao mesmo tempo em que se especulava que estaria utilizando os recursos do CNOSF para ajudar em sua campanha. Ela também criticou as "condições completamente inaceitáveis" em que a votação ocorreu imediatamente após o resultado, mas em seguida havia declarado que não recorreria.

A mudança de ideia para recorrer da decisão já teria sido tomada há algum tempo, mas Lamour preferiu esperar até que a cidade de Paris fosse confirmada como sede das Olimpíadas e Paralimpíadas de 2024, o que aconteceu no mês de setembro, em Lima. Ela disse à AFP que este era um movimento "responsável" destinado a "preservar todas as chances" da candidatura de Paris.


O presidente Denis Masseglia ainda não se pronunciou sobre o recurso impetrado por Lamour contra a sua eleição. O CNOSF também não emitiu nenhum comunicado.

Foto: Amandine Noël/Icon Sport/FFE


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar