Últimas Notícias

Coréia do Norte pode participar dos Jogos Paralimpicos de Inverno pela primeira vez em PyeongChang 2018

O presidente do Comitê Organizador de Pyeongchang 2018, Lee Hee-beom, pediu ao Comitê Paralímpico Internacional (IPC) que assegure a participação de atletas norte-coreanos a competir nos Jogos durante uma reunião de revisão do projeto IPC hoje.

A Coréia do Norte espera competir nos Jogos Paraolímpicos de Inverno em Pyeongchang em março, apesar das tensões na península coreana.De acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap, o país enviou um documento ao IPC em maio.

Lee disse que atletas norte-coreanos nos Jogos "marcariam um momento importante no Movimento Paralímpico" e pediram ao IPC que apoiasse a proposta da Coréia do Norte.

O presidente do IPC, o brasileiro Andrew Parsons, que está em Pyeongchang para a visita à revisão do projeto e deve conhecer o presidente sul-coreano, Moon Jae, amanhã, disse que concordou com sua participação, de acordo com Yonhap. A extensão da participação norte-coreana nos Jogos Paraolímpicos de Inverno ainda não está clara, apesar do aumento da vontade de Lee e Parsons. Um funcionário não identificado do IPC disse a Yonhap no início deste mês que ainda é incerto se a Coreia do Norte realmente compita, no entanto.

Os atletas norte-coreanos provavelmente precisariam de convites para competir em Pyeongchang devido à não qualificação automática.O país não registrou nenhum atleta com o IPC e o país nunca competiu em uma edição dos Jogos Paraolímpicos de Inverno antes.

"Eu acho importante que cada nação, incluindo a Coréia do Norte, tenha a mesma chance de participar nos Jogos", disse Lee.
"Se a Coréia do Norte pode participar dos Jogos paralímpicos com a ajuda do IPC, acho que os Jogos Paralímpicos de Pyeongchang podem marcar um momento importante no Movimento Paralímpico.

"Tenho certeza de que será um legado importante para as futuras gerações", completou Lee.

Funcionários esportivos esperam que Pyeongchang 2018 possa ser um veículo para a paz entre a Coréia do Norte e a Coréia do Sul.

Uma série de testes de mísseis pelo Norte e uma retórica severa com os Estados Unidos levaram a medos de segurança.

"É verdade que existe alguma tensão na Península da Coreia, mas a Coréia do Sul organizou com sucesso eventos esportivos internacionais, como as Olimpíadas de Seul de 1988 e a Copa do Mundo de 2002, antes e eliminaram tais preocupações", acrescentou Lee.

"Para garantir a segurança de alto nível, cooperaremos estreitamente com as autoridades governamentais, policiais e de combate a incêndio, bem como com outras agências relacionadas à segurança", finalizou.

Foto: Getty Images


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar