Últimas Notícias

COI reanalisa exames de Vancouver 2010 e apenas um atleta é pego no antidoping

O Comitê Olímpico Internacional (COI) informou na segunda-feira, 9 de outubro, que concluiu quase 2 mil reanalises de teste antidoping das Olimpíadas de Inverno de Vancouver em 2010. Destes milhares de caso, em apenas um ficou comprovado que o atleta utilizou de substâncias proibidas para o ganho de performance.

O COI disse que as reanalises atingiram 1.195 amostras de urina, incluindo as amostras de todos os medalhistas dos Jogos de inverno, que ocorreram há sete anos, bem como de todos os atletas russos. "Três resultados analíticos adversos, todos provenientes de um atleta, estão sendo levados adiante para o gerenciamento de resultados", disse o COI em um comunicado. O COI não deu qualquer informação sobre o atleta, qual o esporte que pratica e de qual país é proveniente.  

O baixo número de testes positivos nas reanalises de Vancouver contrasta com os altos índices das amostras das Olimpíadas de Pequim em 2008 e de Londres em 2012. Mais de 100 atletas testaram positivo nas reavaliações dos exames das duas Olimpíadas, e cerca de 75 medalhas tiveram que ser redistribuídas. Mais de 80% desses casos envolveram o levantamento de peso e o atletismo. "Esta reanalise abrangente é outra demonstração do compromisso do COI em lutar contra o doping e para proteger atletas limpos. O programa de reanálise de Vancouver 2010 foi feito em plena cooperação com a Agência Mundial Antidopagem (WADA) e com a ajuda e apoio de partes interessadas, como Federações Internacionais e especialistas", afirmou o presidente do COI, Thomas Bach.

O COI armazena amostras de urina e de sangue dos atletas por uma década para que estas possam ser reexaminados utilizando novas tecnologias que podem apontar o uso de substancias que na época da realização dos jogos não eram conhecidas ou não podiam ser detectados.


A entidade também começou a reanalisar as amostras de todos os atletas russos das Olimpíadas de Sochi de 2014 como parte das investigações sobre o escândalo de doping sistematizado do país e sua alegada manipulação de amostras de drogas de atletas durante esses Jogos, com o apoio do governo local.

Foto: Nikki Yanofsky


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar