Últimas Notícias

COI lança processo simplificado de candidatura para as Olimpíadas de Inverno de 2026

O Comitê Olímpico Interacional (COI) abriu oficialmente o processo de candidatura para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2026. Os presidentes dos Comitês Olímpicos Nacionais (CNO) receberam uma carta na sexta-feira, 29 de setembro, para iniciar oficialmente o processo, que será concluído na sessão do COI em Milão, marcado para 2019. O processo será agora feito de forma simplificado visando atrair mais cidades interessadas em receber os Jogos de inverno.

O processo de candidatura é dividido em duas partes. A primeira ocorre internamente dentro de cada país com as cidades interessadas dialogando ao longo de um ano com o comitê olímpico nacional, ao lado do COI. As partes envolvidas avaliarão os benefícios e os requisitos relacionados aos Jogos Olímpicos de Inverno. A fase se estenderá de setembro de 2017 a outubro de 2018, com prazo para entrar no processo até o dia 31 de março.

Um curto estágio de candidatura formal acontecerá entre outubro de 2018 e setembro de 2019. De acordo com o COI, o procedimento simplificado ajudará as cidades candidatas a aumentar o valor do plano de candidatura dos Jogos.

Em seguida, a fase de candidatura em si irá durar dois anos. "Em todas as etapas, o procedimento será adaptado ao contexto e as necessidades de cada cidade e incluirá o diálogo contínuo entre as cidades e o COI, possibilitando a melhoria contínua dos projetos dos Jogos. Essas mudanças beneficiam os Comitês Olímpicos de Candidaturas (COCs) através da provisão do COI e serão necessárias menos entregas durante todo o processo de candidatura e, assim, os orçamentos de candidatura serão substancialmente reduzidos”, afirmou a carta emitida pelo presidente do COI, Thomas Bach.

Bach ainda afirma na carta que o processo deve focar ainda mais em locais de jogos já existentes, temporários ou desmontáveis, afim de reduzir os custos na realização do evento. "Apresentar uma candidatura para os Jogos Olímpicos não é uma franquia e certamente não existe uma solução de tamanho único. O processo de candidatura é sobre fazer propostas e oferecer excelentes Jogos sem comprometer o campo de atuação dos atletas, ao mesmo tempo em que atende as necessidades da cidade e da região para garantir um legado positivo e sustentável a longo prazo”, assegurou Bach.

O COI tenta evitar acontecer com o processo de eleição das Olímpiadas de 2026 o mesmo que aconteceu com a corrida pela sede da Olimpíadas de 2024, quando várias cidades desistiram de disputar o processo pelos altos custos de se receber o evento. Budapeste, Hamburgo e Roma retiraram-se do processo de licitação de 2024, deixando apenas Paris e Los Angeles como opções para o COI. O órgão decidiu então escolher de uma só vez as sedes das Olimpíadas de 2024 e 2028, entregando os Jogos para Paris e Los Angeles, respectivamente. Para as Olimpíadas de inverno de 2022 apenas Almaty e Pequim se candidataram, após Estocolmo, Lviv, Cracóvia e Oslo se retirarem.

Várias cidades já manifestaram interesse em lançar ofertas de candidatura para os Jogos de Inverno de 2026. O governo austríaco apoiou a candidatura proposta por Innsbruck, mas a cidade pode enfrentar um referendo que ameace a retirada da candidatura. Sion, na Suíça, e Calgary, no Canadá, também estão entre as possíveis concorrentes para 2026. Sion também deverá passar por um referendo e Calgary deverá descobrir se continuarão a apoiar seus esforços para lançar uma candidatura nas próximas semanas.


Almaty no Cazaquistão, Sapporo no Japão e Erzurum na Turquia também podem entrar na corrida. Espera-se que o Comitê Olímpico dos Estados Unidos discuta no próximo mês propostas para os Jogos Olímpicos durante a reunião de sua diretoria.

Foto: Fabrice Caffrini/AFP


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar