Últimas Notícias

Britânica confirma que brigará por vaga na estreia da Escalada Esportiva em Tóquio 2020

A campeã geral da Copa do Mundo de Escalada Boudering, a britânica Shauna Coxsey, confirmou que brigará por uma vaga nas Olimpíadas de Tóquio 2020, na edição que marcará a estreia da modalidade nos Jogos. A escalada esportiva entrou no programa olímpico juntamente com outros quatro esportes (basquete 3x3, surf, softball e baseball e o skate).

Alguns escaladores demonstraram preocupação com o formato de disputa proposto para as Olimpíadas. Os atletas terão que competir em todas as três disciplinas (bouldering, lead e sprint) com a pontuação combinada entre elas para definir as medalhas. "É emocionante e assustador", disse Coxsey em entrevista concedida à BBC Sport.

A atleta de 24 anos, baseada em Sheffield, que se especializou em eventos de bouldering, mas também competiu em provas de lead quando era adolescente, se mostrou relutante em participar das disputas por uma vaga nas Olimpíadas, mas agora está empolgada. "Eu acho que inicialmente vi isso como um pouco assustador e como um risco que ninguém jamais tinha feito antes, e eu queria manter meu nível atual em bouldering. Tendo passado o tempo para considerar minhas opções, agora estou realmente confiante de que adicionar as duas disciplinas extras (lead e sprint) pode realmente me tornar um atleta melhor", afirmou Coxsey, que se tornou a primeira campeã geral da Grã-Bretanha na Copa do Mundo de Bouldering em 2016.


No ano passado o Comitê Olímpico Britânico (UK Sport) anunciou que o valor do financiamento das novas modalidades olímpicas com foco em Tóquio 2020 seria de 11 milhões de libras. O órgão de financiamento queria um tempo extra para considerar se esses esportes tinham chances reais de medalhas nos jogos. Recentemente a UK Sports começaram a apoiar Coxsey com um "financiamento provisório" para que a escaladora consiga fazer sua transição para a escalada olímpica. "O crescimento do esporte nos últimos anos tem sido maior do que qualquer um de nós imaginou, mas sinto-me orgulhosa por ter as oportunidades que tenho. Eu sou ambiciosa, muito determinada a ser tão boa quanto posso e acho a ideia de trabalhar para os Jogos realmente motivadores", garantiu Coxsey.

Foto: Lukasz Warzecha/Red Bull Content Pool


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar