Últimas Notícias

Atleta iraniano tem visto negado para mundial de levantamento de peso nos Estados Unidos

A Federação Americana de Levantamento de Peso confirmou que um atleta iraniano teve o visto negado para participar do Campeonato Mundial de Levantamento de Peso desse ano, que está programado para Anaheim, na Califórnia, de 28 de novembro a 6 de dezembro.

Ele vem depois de relatórios da Agência de Notícias do Fars do Irã de que quatro membros da delegação do país que esperavam viajar para a cidade americana tiveram pedidos recusados ​​pela Embaixada dos Estados Unidos em Dubai, onde os iranianos tem viajado para as entrevistas necessárias.

Phil Andrews, o executivo-chefe do levantamento de peso dos EUA, disse ao portal insidethegames que o atleta, cujo nome o órgão governamental nacional não compartilhou, foi negado sob a regra 214b e que o restante, ao contrário do que diz a agência iraniana, foi bem sucedido.

"Esta regra afirma que o candidato deve provar que pretende retornar à sua nação natal após o Campeonato", disse ele.

"Ao consultar o departamento de estado ontem, o atleta não forneceu evidências suficientes da mesma forma que os membros da sua equipe. As outras negativas eram delegados e um terapeuta. Essas pessoas não tiveram a carta de apoio do Comitê Organizador. Eles pediram durante a noite", completou.

Andrews acrescentou, no entanto, que a Federação Iraniana de Halterofilismo já reaplicou o visto de atleta na tentativa de uma aprovação.

"Estamos confiantes de que o atleta receberá com sucesso o visto desde que tenha o cuidado de aderir aos requisitos da regra 214b", disse ele.

A Fars News Agency informou que os atletas Saleh Cheraghi e Ayyub Mousavi, que competem nas categorias de 85 e 94 quilos, respectivamente, estavam entre o quarteto que teve as aplicações recusadas.

Andrews disse a insidethegames que nenhum dos atletas apareceu na lista preliminar de inscrições do Irã, nem recebeu cartas de convite para suporte de vistos do Comitê Organizador.

No mês passado, foi anunciado que cidadãos de oito países, incluindo o Irã, enfrentarão novas restrições à entrada nos EUA sob uma proclamação assinada pelo presidente Donald Trump.

As novas regras, que também afetarão os cidadãos do Chade, Líbia, Coréia do Norte, Somália, Síria, Venezuela e Iêmen, entrarão em vigor em 18 de outubro.O anúncio da nova proibição de viagem ocorreu quando uma proibição de 90 dias sobre pessoas de seis nações principalmente muçulmanas estava prevista para expirar.

A federação americana disse em março que procuraria "determinar o impacto" que a proibição original poderia ter no Campeonato Mundial

Isso deixou visitantes desses países incapazes de entrar nos EUA para torcerem por seus atletas. A directiva, que também incluiu uma proibição de 120 dias para todos os refugiados, entrou em ação em 16 de março. A ordem anterior, que dividiu a nação, foi bloqueada por um tribunal federal.

Isso levou a repercussões no mundo esportivo, visto atletas de alguns desses países já foram proibidos de entrar nos Estados Unidos para competições de luta olímpica e tiro com arco.

O Irã conquistou duas medalhas de ouro no levantamento de peso nos Jogos do Rio, com Kianoush Rostami na -85kg e Sohrabi Moradi na -94kg.

Foto: Getty Images



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar