Últimas Notícias

한국에 오신 것을 환영합니다 - A Arte na Coreia

Por Juliana Trombini

A arte e a cultura na Coreia do Sul é rica e vibrante, com uma história de criatividade e inovação nas pinturas, culturas, música, dança, drama e literatura. A cultura sul coreana contemporânea deriva do Império coreano. De qualquer forma, desde a divisão das Coreias em 1948, as duas Coreias se desenvolveram de formas totalmente diferentes. A cultura e a arte sul coreana eram muito inspiradas no confucionismo e no budismo e podem ser vistas com evidência no estilo arquitetônico, costumes, tradições e no cotidiano. Entretanto, ela abriu as portas para as novas tendências internacionais e em menos de 70, mudou e muito sua cultura. 

A Arte na Coreia do Sul
O Budismo foi a maior fonte de inspiração para os artistas coreanos e podem ser vistos em templos e pinturas.
Os primeiros exemplos da pintura Coreana podem ser vistos nas paredes das tumbas de Manchuria. Elas são tradicionalmente inclinadas a celebrar temas como natureza e religião. No século XVIII, alguns artistas começaram a mudar este foco e passaram a retratar paisagens e a vida diária. 

Foi apenas com a ocupação japonesa entre 1910 e 1945 que os artistas coreanos tiveram contato pela primeira vez com as pinturas de óleo do ocidente. Os chamados artistas contemporâneos foram os pioneiros a incorporarem o estilo ocidental com os temas coreanos, criando um trabalho genioso e original. A maioria dos trabalhos desse período está a mostra no Museu Nacional de Arte Contemporânea na Coreia do Sul. 

A Música Sul Coreana
A música folk é lenta e complexa. O objetivo era transmitir e expressar as emoções e os sentimentos da classe trabalhadora. 

Mesmo nos dias atuais, diversos espaços no país preservam este estilo musical e também apoiam o desenvolvimento de novos gêneros. O principal espaço é o Performing Arts Center, que foi inaugurado em 1951.

A Sociedade da Orquestra Filarmônica da Coreia, assim como outras diversas orquestras em Seul, são extremamente populares no país assim como Óperas. Não é de se estranhar temporadas e apresentações especiais de orquestras ocidentais e com as casas cheias.

O estilo K-Pop, que significa Pop Coreano, é o principal estilo musical atual e talvez o mais popular da história do país. Com inúmeras bandas e grupos, possuem fãs do mundo inteiro, inclusive do Brasil.

Literatura da Coreia

A invenção do alfabeto fonético coreano, Hangul, é uma das principais conquistas do século XV na literatura do mundo da Coreia.

A história da literatura coreana cresceu por meio de narrativas folclóricas e lendas contadas em festivais e outros eventos sociais. O folclore é o principal aliado das criações dos mitos envolvendo os antigos reinos e aos mitos do país. O Museu do Folclore em Seul guarda boa parte dessas narrativas, assim como relíquias relacionadas a elas.


Fotos: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar