Últimas Notícias

Após lesão que o tirou de Pyeongchang 2018, esquiador de Tonga mira o Mundial de Esqui Alpino de 2019

O esquiador de Tonga, Kasete Naufahu Skeen, prometeu voltar ainda mais forte após a lesão que sofreu em seu joelho e que acabou com o seu sinhô de disputar as Olimpíadas de Inverno de PyeongChang 2018.

O atleta que compete no slalom gigante passou por uma cirurgia no mês passado para reconstruir seu ligamento cruzado anterior do joelho direito, que foi rompido durante uma sessão de treinamentos na Nova Zelândia. A lesão acabou descartando a última esperança que o esquiador possuía de se qualificar para os Jogos de Inverno, que será disputado em fevereiro.

Skeen falou sobre o tamanho de sua lesão e se mostrou resignado com a lesão. Ele disse que no final das contas não ficou muito triste porque é uma situação que foge de suas mãos. "Não era apenas o meu ACL que que se rompeu no final, era o ACL que eu rompi completamente, rasguei meus ligamentos medianos também, meu menisco e eu também tive uma pequena fratura. Então eu fiz sobre tudo o que eu poderia fazer aos meus joelhos quanto era possível, e acho que de certo modo isso foi mais fácil de aceitar no final. Eu acho que se é algo com o que você pode ser um soldado, então psicologicamente, isso pode ser bastante difícil. Quando o resultado é realmente tão absoluto que você não tem outra opção senão fazer uma cirurgia e reavaliar tudo e ir de uma nova linha de base, então você deve aceitá-lo. Então no final acho que eu também não me sentia ruim sobre isso ", disse.

Essa não foi a primeira vez que uma lesão atrapalhou os seus planos em uma grande competição. Em janeiro deste ano Skeen fraturou a sua mão e teve que disputar o Campeonato Mundial de esqui em Saint Moritz um mês depois, o que afetou o seu desempenho."Eu estava esquiando no Campeonato Mundial com uma fratura na mão ainda, dois meses depois de eu ter fraturado, e isso era muito mais difícil de lidar psicologicamente. Porque eu estava constantemente treinando e continuava com uma mão fraturada que eu estava tentando subconscientemente proteger e de forma tão psicológica e emocional que era muito mais difícil", contou.

Skeen, que se auto-descreve como "ski geek", conta que desistiu de seu emprego em novembro e mudou-se para a Áustria na tentativa de realizar seu objetivo de se classificar para as Olimpíadas de Inverno, e admitiu que chegar a Coreia do Sul sempre foi um tiro longo, mas até a lesão acreditou que ele estava fazendo um progresso real. "Eu realmente senti que muitos dos meus treinamentos na Europa estavam começando a se unir porque uma das grandes coisas é ser consistente e fazer o melhor de si mesmo, uma e outra vez. Para mim, a consistência foi um grande problema. Novamente, isso é algo que vem com experiência. Então eu estava encontrando uma forma mais consistente aqui na Nova Zelândia e tudo estava acontecendo”, contou Skeen.


Kasete Skeen disse que seu objetivo agora é recuperar a sua condição física e voltar mais forte para disputar o Campeonato mundial de 2019, que se realizará na Suécia.  "Meu entusiasmo é tão grande quanto sempre foi. Eu quero continuar a esquiar, quero esquiar mais e quero competir mais, então eu realmente não posso esperar o dia em que eu possa voltar aos esquis e deslizar uma montanha com raiva. Ir para a Suécia seria um sonho, porque é na verdade o resort onde muito do meu esqui começou realmente, então é uma forma diferente de regressar para casa", assegurou Skeen.

Foto: Photo Supplied


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar