Últimas Notícias

Tiro esportivo paralímpico celebra bom início de ciclo com a Copa Sul-Americana

Chegou ao fim na última semana a II Copa Sul-Americana de Tiro Esportivo, no Rio de Janeiro.  A Seleção Brasileira conquistou cinco índices mínimos exigidos para o Campeonato Mundial da modalidade no ano que vem, em Cheongju, na Coreia do Sul. Embora a conquista do MQS (índice mínimo qualificatório, na sigla em inglês) não garanta a vaga no Mundial, já que o CPB tem seus próprios critérios de escolha, o desempenho agradou ao técnico James Walter:

"Cumprimos a nossa meta de conseguir o máximo de índices possível. Então, foi um sucesso. O Campeonato Mundial é o próximo grande evento que temos neste ciclo, que culminará em Tóquio 2020", comemorou.

Esta foi a primeira vez que a Sul-Americana, realizada desde 2 de setembro no Centro Militar de Tiro Esportivo (CMTE), recebeu atletas paralímpicos. A parceria agradou e deve se estender para além dos eventos:

"A ideia é que essa união se fortaleça ainda mais para que tanto a potência olímpica quanto a paralímpica fiquem juntas em termos de estrutura, treinamentos e trocas de experiência", explica Luiz Fernando Laurito, chefe de missão da delegação brasileira.

Esta é a segunda e última prova internacional deste ano e foi o começo da renovação do esporte que terá uma escalada de eventos: Campeonato Mundial, em 2018, Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, em 2019 e os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020.

Embora ainda faltem em torno de três anos para os Jogos Paralímpicos, alguns atletas já começam a planejar a participação: "Recentemente, entrou no programa dos Jogos mais uma prova que eu participo: A R9 – carabina de ar deitado 50m. Isso é muito bom para mim”, explica Alexandre Galgani, que esteve nos Jogos do ano passado.


No último dia de competição, Carlos Garletti, da Seleção Brasileira, ficou em quinto lugar na prova R1 - carabina em pé 10m masculina SH1, com 167,1 pontos. O pódio foi formado por Marcelo Marton (236,3 pontos), do Brasil e os colombianos Fabio Orjuela (233,4 pontos) e Fredy Orrego (211,8 pontos).


Na prova de R2- carabina de ar em pé 10m feminino SH1, as brasileiras Clenilza Gonçalves (364,1 pontos), Rosana Urbeta (322,8 pontos) e Silvia Martinez (289,4 pontos) formaram o pódio.

Na R5 – carabina de ar deitado 10m misto SH2, Alexandre Galgani ficou com 626 pontos e o segundo lugar no pódio, sendo superado por Bruno Kiefer (627.9 pontos). Ana Serpa ficou com o bronze e 610.7 pontos.

Finalizando o dia e a Copa, Geraldo Rosenthal ficou com o ouro e o recorde brasileiro (362 pontos),  com a prata Ricardo Costa (323 pontos)  e Joaquim Santos com o bronze (312 pontos) na prova P5 – pistola standard 10m misto SH1.

Foto: Divulgação


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar