Últimas Notícias

Thomas Bach comenta casos de corrupção envolvendo Carlos Nuzman e o Rio 2016


A acusação de compra de votos, que supostamente teria envolvimento do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro  (COB) e membro do COI, Carlos Arthur Nuzman, tem tomado boa parte das conferências de imprensa às vésperas da Sessão do Comitê Olímpico Internacional, realizada em Lima, no Peru.

Nesta segunda-feira  (12), uma reunião que visava falar sobre as candidaturas de Paris 2024 e Los Angeles 2028 tomou outras direções. Presidente do COI, o alemão Thomaz Bach gastou boa parte de suas respostas para tentar explicar os últimos acontecimentos e provar que a entidade tem bons programas de combate à corrupção no esporte mundial.

Bach disse durante a entrevista realizada após uma reunião do conselho executivo do COI, que no início do dia pediu às autoridades brasileiras detalhes sobre Nuzman. Nuzman, também presidente do comitê organizador dos Jogos do Rio, é acusado de canalizar U$ 2 milhões para outro ex-membro do COI, Lamine Diack, para garantir votos para levar as Olimpíadas ao Rio.

"Nós agimos no caso do Sr. Diack ", disse Bach, em referência ao antigo presidente da Federação Internacional de Atletismo. "Quando a evidência for fornecida (no caso Nuzman), agiremos. Mas, para agir, você precisa de provas ", completou.

Dois anos após criticar duramente a FIFA por seus escândalos de corrupção e exigir mais transparência, Bach agora enfrenta problemas gigantes com a entidade máxima do esporte mundial. "Ninguém quer ter problemas de credibilidade", disse Bach. "Mas temos que ser realistas. Nenhuma organização no mundo é imune a problemas de credibilidade. Temos de encarar esta realidade para enfrentar esses desafios."

Outra notícia envolvendo o Comitê Olímpico Internacional nesta semana foi a renúncia do membro do COI, Patrick Hickey, do conselho executivo, um ano depois de ser preso no Brasil em uma investigação de bilheteria.

Bach também respondeu perguntas sobre doping. Disse que o COI ainda está aguardando conclusões de alguns de comitês antes de determinar o destino dos atletas russos para os Jogos de Inverno do próximo ano. Os comitês estão estudando evidências do relatório McLaren, que documentou uma ampla fraude de doping no país nos Jogos de Sochi e em edições anteriores.

Em meio a problemas com sua imagem, o Comitê Olímpico Internacional iniciará oficialmente nesta quarta-feira (13) a 131a Sessão do Comitê Olímpico Internacional, com término no dia 16, onde anunciarão oficialmente Paris e Los Angeles como sedes olímpicas, respectivamente de 2024 e 2028.

Foto: Getty Images



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar