Últimas Notícias

Surto História: O sonho de ouro da patinadora que queria vestir roupas bonitas

Shizuka Arakawa (JPN) começou a patinar aos cinco anos de idade,não pela competitividade, mas porque ela "queria vestir roupas bonitas". Aos 16 anos, sendo uma patinadora de destaque no Japão, ela já estava representando o país nos Jogos olímpicos em Nagano -1998, fazendo sua performance na frente do Imperador e da Imperatriz do país, mas terminou apenas na 13ª posição.

Em 2002, a carreira de Arakawa parecia já estar em declínio aos 21 anos, após não ter sido selecionada para a equipe japonesa que iria para Salt Lake City (USA), mesmo ela tendo ficado em 2º lugar no Campeonato do país, que era a seletiva para os jogos.

A patinadora já planejava se aposentar, quando foi campeã Mundial em Dortmund (GER), em 2004, acertando sete saltos triplos. Arakawa se tornou a terceira japonesa a se sagrar campeã mundial de patinação e decidiu continuar competindo, mas só encontrou a sua verdadeira motivação após o 9º lugar no Campeonato Mundial de 2005. O desempenho ruim na competição, ela disse pra si mesma "se é para aposentar em 2006, que se aposentasse com a melhor performance da sua vida."

Em Turim, no programa curto, Sasha Cohen (USA) tomou a liderança, com 66,73, a frente de Irina Slutskaya (RUS), que marcou 66,70 e Arakawa, que somou 66,02. Estava claro que as medalhas ficariam entre essas três patinadoras.

Na patinação livre, Arakawa, ao som da Fantasia de Violino de Turandot, da opera Turandot de Puccini, fez uma rotina graciosa e limpa, conseguindo acertar cinco saltos triplos, incluindo três em combinação. Mesmo tendo alguns movimentos rebaixados de triplos para duplos, a japonesa alcançou a pontuação de 125,32, totalizando 191.34 pontos, que foi o bastante para bater Cohen, que já havia caido duas vezes no aquecimento e caiu logo no primeiro salto e Slutskaya caiu após um triple loop, também não conseguindo superar Arakawa.


Arakawa se tornou a primeira japonesa a conquistar o ouro na patinação artística e a única do país a conquistar medalhas nos Jogos de Turim.

Depois de ganhar seu título olímpico, o primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, chamou Arakawa em Turim , Itália, para felicitá-la. Koizumi disse: "Eu aplaudi você com emoção enquanto assistia a televisão. Todos os japoneses estão regozijando. Eu dou uma pontuação perfeita para cada uma das suas performances"

Arakawa encerrou a carreira em 2006, logo após os jogos de Turim,  virando patinadora profissional e comentarista de patinação para a TV japonesa. Um dos seus movimentos característicos, o 'Ina Bauer' - quando a patinadora patina com as duas lâminas em paralelo, com a perna da frente flexionada e de trás, esticada - ficou tão popular no Japão, muitos o chamam de movimento 'Arakawa'.

Abaixo, a excepcional performance de Arakawa na rotina livre, que lhe deu a medalha de ouro em Turim:

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar