Últimas Notícias

Surto História - O escândalo de compra de votos na escolha de Salt Lake City em 2002

A cidade de Salt Lake City tentou quatro vezes ser sede olímpica dos jogos de Inverno. Concorreu para os jogos de 1932 e 1972, sendo derrotado por Lake Placid e Sapporo. Em 1976 tentou substituir Denver, que tinha sido escolhida para sediar os jogos, mas depois retirou a candidatura por pressão popular, mas foi derrotada novamente. e para os jogos de 1998, Salt Lake foi preterida e perdeu novamente para uma cidade japonesa, Nagano.

Após conseguir lançar sua candidatura para os jogos de 2002, a sua quinta na história, e vencer em 1995, a Festa foi geral no estado de Utah. Mas em 1998, explodiu um escândalo sem precedentes, que mudou a forma do COI de escolher suas sedes. Foi descoberto que o o filho de um dos membros do COI tinha a escola paga pelo comitê olímpico de Salt Lake. E veio a acusação de que  membros do COI aceitaram suborno para escolher a sede dos jogos de 2002. O COI, o comitê olímpico americano, o comitê de candidatura e a justiça dos Estados unidos começaram a investigar as denúncias.

Mas antes mesmo da investigação traçar um caminho, Tom Welch e David Johnson renunciaram de seus cargos no comitê de candidatura. Com isso a justiça americana fomentou quinze denúncias de suborno e fraude, por compra de votos para Salt Lake City ser sede dos jogos de 2002.

O COI expulsou dez membros e suspendeu mais outros dez por terem recebido de Welch e Johnson dinheiro do comitê de candidatura, seja em pagamentos diretos, acordos de compra de terras, assistência de matrícula em colégios caros, doações de campanha política ou doações de caridade para uma causa local. Foi a primeira vez em mais de um século que o COI teve que expulsar membros.

O COI concluiu que embora nada estritamente ilegal tivesse sido feito,na visão deles,  sentiu-se que a aceitação 'excessiva' dos presentes era moralmente duvidosa. Regras mais rigorosas foram adotadas para lances futuros, e foram colocados limites máximos sobre o quanto os membros do COI podiam aceitar das cidades candidatas. Além disso, novos limites de idade foram colocados em vigor para a adesão ao COI, e quinze ex-atletas olímpicos foram adicionados ao comitê.

Após escândalo, Mitt Romney foi chamado para liderar o comitê e ele conseguiu recuperar a credibilidade dos jogos nos Estados unidos, e ainda conseguiu uma verba de 1 bilhão de dólares para melhorar toda a infraestrutura dos jogos.  Em 2012, Romney concorreu a presidência dos Estados Unidos. usando o sucesso da recuperação dos jogos de Salt Lake como trampolim da campanha.

E não foi só Salt Lake que fez o esquema de compra de votos com presentinhos ou em dinheiro vivo. Em 2006, foi divulgado um relatório que os Jogos de verão Atlanta-96 e Sydney 2000 e de inverno em Nagano-98 forneceram milhões de dólares em um "nível de hospitalidade ilegítimo e excessivo" aos membros do COI. A cidade japonesa gastou quase 14 milhões de dólares em entretenimento para os membros do COI que visitaram a cidade. Acabou que quase vinte anos depois, outro escândalo de compra de votos eclodisse no COI.




0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar