Últimas Notícias

Surto História - A Manobra Moseley

Ao entrar na equipe americana de esqui freestyle, Jonny Moseley já fazia história ao ser o primeiro portorriquenho a entrar entrar em uma seleção americana de esqui. Mas ele queria mais. Apaixonado pelo freestyle, por causa de sua inventividade, ele treinou duro para estar no seu melhor nos jogos olímpicos de Nagano em 1998.


Aos 23 anos, ele tinha sido campeão americano e nas olimpíadas de inverno, ele preparou uma manobra muito especial para conquistar o ouro no Moguls. Ele pretendia cruzar os esquis no ar enquanto girava sobre o próprio eixo, um 'helicóptero' 360 graus. Ele treinou exaustivamente a manobra, pois queria que a sua execução fosse a mais natural possível.

E quando chegou a grande final, Moseley não decepcionou. Executou a manobra com maestria e levou fácil o ouro, embasbacando o mundo pela sua ousadia em fazer uma manobra de difícil execução  e em uma pequena rampa que até então, parecia impossível fazer outras manobras além das já executadas.


Moseley virou uma estrela nos Estados Unidos. Bonito e simpático, Jonny participou de diversos programas nos Estados e ainda teve tempo de ser campeão mundial de Moguls em 1998. A manobra feita em Nagano passou a ser chamada de 'Moseley' e todos os concorrentes dele buscavam repetir a manobra.

No Winter X-Games de 1999, Moseley preparou outra manobra mais ousada. Com uma rampa maior e mais tempo no ar, ele executou fez dois giros sobre o próprio eixo, uma com os esquis cruzados e outra com os esquis retos, que ele batizou de 'Dinner Roll'. Moseley se tornou o primeiro atleta a ser campeão olímpico e do Winter X-Games no moguls.

Ele então passou a lutar para que a Federação internacional de Esqui para que homologasse a nova manobra. ele tinha que provar que era possível fazer o Dinner Roll na rampa olímpica de moguls com segurança. Com um ajudinha dos dirigentes americanos, a manobra foi aceita e Moseley ia como favorito para Salt Lake City

Ele era um ídolo americano, atraindo multidões de fãs em 2002, quando todos esperavam que ele fosse fazer o Dinner Roll. E ele executou mais uma vez, levando o público à loucura. Mas o rigor dos juízes com Moseley foi maior (muitos dizem que os juízes europeus não gostavam muito do que o moguls estava se tornando) e Moseley terminou em quarto lugar, sem medalha.


Após o fim da temporada Moseley se aposentou do esporte, e de tantos convites para TV, se tornou apresentador de reality shows e comentarista de esqui freestyle nos Jogos olímpicos de inverno seguinte. E sempre deve sorrir quando vê alguém fazendo um 'Moseley' ou um 'Dinner Roll'em uma competição importante como as olimpíadas de inverno



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar