Últimas Notícias

Sebastian Bach não descarta uma nova escolha dupla para sediar as Olimpíadas de Inverno de 2026 e 2028


Após o Comitê Olímpico Internacional (COI) escolher de forma simultânea as sedes dos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028, a entidade não descarta que possa voltar a repetir uma escolha dupla em futuras eleições. A próxima eleição do COI será para definir a sede das Olimpíadas de Inverno de 2026, que contará pela primeira vez com um processo evolutivo e colaborativo.

O acordo entre o COI e as cidades de Paris e Los Angeles possibilitou ao COI a escolha simultânea das Olimpíadas de 2024 e 2028, dentro da Carta Olímpica, já que foi considerado uma “circunstância excepcional”. Nessa situação, foi permitida a concessão de duas edições de uma só vez, tendo mais de sete anos para o segundo ser realizado.

Em uma entrevista coletiva, o presidente do COI, Thomas Bach, disse que precisam avaliar as propostas e o potencial das candidatas para 2026, além de saber se as cidades candidatas aceitariam receber uma edição dos Jogos 4 anos depois do que estavam se programando. “Acho que em um par de meses saberemos mais e melhor qual é o potencial real e quais são as intenções (das propostas). Isso também depende muito dos candidatos. Se Paris e Los Angeles tivessem dito "tudo bem, é apenas sobre "2024", então não haveria solução. É muito cedo para contar ", afirmou Bach.

Até agora apenas Sion, na Suíça, disse que irá enviar uma proposta de candidatura para os Jogos de Inverno de 2026, quando o COI começará a recebe-las no próximo ano. Calgary no Canadá, Innsbruck na Áustria e Estocolmo na Suécia também discutiram propostas possíveis com o COI. Na sexta-feira, a prefeita de Milão, Giuseppe Sala, disse que está considerando uma candidatura, mas existem barreiras que podem impedir o avanço da proposta italiana.

Presidente do comitê de candidatura de Sion 2026, Jean-Philippe Rochat, disse que considera sim a possibilidade de uma dupla escolha como foi com Paris e Los Angeles. "Tenho dificuldade em imaginar uma situação tão específica com duas candidaturas fantásticas como as que tivemos para as Olimpíadas de Verão, mas é claro que isso é algo que certamente consideramos. Eu pessoalmente sinto que esse tipo de consenso é provavelmente um caminho certo para evitar os problemas permanentes de votação, de corrupção. Esses tipos de soluções são muito boas soluções para os esportes, e se isso reduz os custos, acredito que certamente o consideraremos”, garantiu Rochat.

Innsbruck passará por um referendo no próximo mês para avaliar o apoio popular à candidatura. O mesmo ocorrerá com Sion, que passará por referendo no final do ano que vem. O conselho da cidade de Calgary está dividido entre apoiar ou não o projeto, mas as eleições municipais em outubro podem decidir o equilíbrio de qualquer maneira. "Se entre Innsbruck, Calgary ou outras candidatas algumas vierem a apresentar em um ou dois anos duas propostas muito fortes, e uma tiver que escolher 2026 e a outra 2030, por que não? ”, questionou Rochat.


As cidades americanas, incluindo Denver, Salt Lake City e Las Vegas, estiveram zumbindo sobre entrar no concurso, mas é improvável que o Comitê Olímpico dos Estados Unidos apoie essa ideia com Los Angeles devido ao acolhimento dos Jogos de Verão dois anos depois. A cidade vencedora será eleita em uma sessão do COI em Milão, no ano de 2019.

Foto: Games Bides


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar