Faltando pouco mais de cinco meses para o início dos Jogos
Olímpico de Inverno de PyeongChang, Coreia do Sul, um fato vem preocupando as
autoridades locais, a baixa venda dos ingressos do evento. Buscando explicações
para a baixa procura, o presidente do Comitê de PyeongChang 2018, Lee Hee-beom,
atribuiu a culpa às revendedoras de passagens autorizadas (ATRs) pela fraca
venda internacional antes do início dos Jogos.
Durante uma sessão plenária para abrir as visitas de
inspeção da Comissão de Coordenação do COI antes dos Jogos, Lee criticou as
ATRs pela despesa de ingressos e, na visão dele, por falta de divulgação por
parte das agências autorizadas. Tentando achar um caminho para a solução da
baixa procura por tickets do evento, Lee pediu a realização de uma reunião de
alto nível com COI. "Quanto às vendas de ingressos no exterior, as
atividades de vendas da ATRs não são nem ativas nem promocionais com preços de
ingressos muito caros em alguns países. A este respeito, gostaria de propor uma
reunião de alto nível entre o COI e PyeongChang 2018 durante a sessão aqui em
Pyeongchang", afirmou Lee.
Ao site Insidethegames uma fonte ligada a uma das ATRs disse
que não é função delas fazer propaganda dos ingressos dos Jogos Olímpicos, mas
sim garantir que seus clientes possam garantir ingressos com preços acessíveis,
com comodidade e segurança. "Não é nosso trabalho promover os Jogos
Olímpicos. É nosso trabalho garantir que os clientes em nosso território possam
assistir aos Jogos em pacotes acessíveis e garantir que eles não sejam pegos
comprando ingressos que não são seguros. Também não temos controle sobre os
preços, que é determinado por Pyeongchang 2018 em consulta com o COI",
afirmou o representante da empresa.
Na visão dessa fonte, outros fatores ainda podem estar
pesando nessa baixa procura, como a tensão na região cada vez mais crescente
devido aos testes nucleares da Coreia do Norte, além do baixo número de
ingressos disponibilizados para as ATRs em eventos de grande apelo popular,
como a patinação artística. “Nós gostaríamos de vender mais, mas gostaríamos de
ter mais ingressos. Nós também obtivemos nossos reembolsos do Rio 2016 muito
tarde, o que fez a diferença quanto ao que podemos comprar", assegurou.
Apesar do índice de vendas ainda baixo, a expectativa é de
que os números possam melhorar em breve com a abertura das vendas para o
mercado interno através das vendas on-line, que se iniciam no dia 5 de
setembro. A organização disponibilizará 1,18 milhões de ingressos no total, e
espera vender ao menos 70% dessa quantia.
Lee explicou que as estratégias de vendas dos ingressos só
poderão ser completadas após a definição do cronograma de competições, que deve
ser finalizado no final desse mês. "A estratégia de vendas de ingressos
para os estádios completos será ativada com a finalização do cronograma de
eventos e competições no final de agosto. E no início de setembro estamos
prontos para avançar a toda velocidade", garantiu Lee.
Lee também destacou o trabalho que está ocorrendo atualmente
para melhorar a promoção dos primeiros Jogos Olímpicos de Inverno na Coréia do
Sul. "Em consonância com esse esforço e para ativar o envolvimento e as
comunicações a nível nacional, Pyeongchang 2018 enviou, em 8 de agosto, cartas
de cooperação a todos os governos locais e autoridades de educação juntamente
com todas as empresas públicas e privadas visando o sucesso ", contou Lee.
Entre as ações a serem tomadas descritas na carta estão o
trabalho com estudantes, com a inclusão de esportes de inverno no currículo
escolar das crianças e atividades ligadas ao revezamento da tocha olímpica. "Esta
carta tem como objetivo estimula-los para que se empenhem proativamente no
apoio ao crescimento de PyeongChang2018 com planos de ação específicos e
projetos viáveis, incluindo as próximas atividades do revezamento da tocha
olímpica, currículo de educação escolar e promoção de vendas de ingressos. Ao
mesmo tempo, Pyeongchang 2018, através da carta acima, também solicitou que
todas as autoridades de educação locais incluíssem os jogos olímpicos e os esportes
de inverno em geral no currículo escolar como assuntos de estudo usando os
Portais de Educação da Web, feitos pelo comitê organizador” concluiu Lee.
Foto: Getty Images
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