Últimas Notícias

Presidente do COI, Thomas Bach aprova disputa de equipes mistas no Mundial de Judô

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomaz Bach, esteve no último domingo (3) em Budapeste, na Hungria, para acompanhar o último dia do Mundial de Judô. 

Mais do que torcer pelos seus compatriotas alemães, a maior autoridade olímpica do mundo esteve na Lazslo Papp Arena para analisar a competição de equipes mistas, modalidade que fará parte do programa olímpico em Tóquio 2020.

Ao lado de Marius Vizer, presidente da Federação Internacional de Judô (IJF) e de Pal Schmidt, ex presidente húngaro e atual membro do COI, Bach viu a fase final da competição onde a equipe brasileira conquistou uma inédita medalha de prata após derrota para o Japão. O alemão ficou muito feliz com o que viu: "O evento por equipes é muito importante e posso falar por experiência própria na medida em que ganhei minha medalha de ouro olímpica em um evento deste tipo", afirmou Bach, ex-esgrimista. "Então, equipes tem um gosto especial para mim e este formato misto é ainda mais importante, pois podemos ter, por um lado, atletas individuais que sentem e lutam pelo espírito de equipe e por outro podemos promover o esporte feminino e lutar pela igualdade de gênero nos Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais", completou.

Bach disse ainda que o judô "viverá seu momento mais importante de sua história olímpica, pois será disputado em seu país de origem". Lembrando que o Japão, maior potência da modalidade, venceu oito dos quinze ouros disponíveis.

Como funciona e disputa por equipes?
Composta por seis judocas, sendo três de cada gênero, os atletas são divididos nas seguintes categorias: 57, 70 e +70kg no feminino e 73, 90 e +90kg no masculino. Ganha o país com mais vitórias em cada disputa "mata mata". Em caso de empate leva a equipe com mais ippons. Persistindo uma igualdade, o número de wazaris é considerado e caso ainda assim os times estejam igualados, haverá um sorteio de uma categoria e os atletas desse peso se enfrentarão em um Golden Score. Quem pontuar primeiro fica com a vitória para a equipe. Para o campeonato mundial, cada país pode inscrever doze atletas, sendo a obrigatoriedade mínima de um por categoria. Já para os Jogos, a expectativa é que esse número diminua. 

Foto: Reprodução/COI


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar