Últimas Notícias

Presidente da Coreia do Sul garante que Olimpíadas de PyeongChang não terão problemas de segurança

Mais uma vez a segurança dos Jogos Olímpicos de PyeongChang voltou a ser assunto essa semana. Dessa vez foi o presidente da Coreia do Sul quem garantiu que os Jogos de inverno ocorrerão sem maiores problemas. As falas de Moon Jae-in vieram depois de mais um momento de tensão envolvendo a Coreia do Norte e os Estados Unidos, com fortes ameaças de ambos os lados.

Em uma reunião em Nova York com Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jae-in afirmou que a Coréia do Sul sempre organizou eventos esportivos globais com sucesso, apesar de estar tecnicamente em guerra com o Norte, de acordo com um funcionário da presidência sul-coreana.

O clima na região essa semana voltou a ser de apreensão com a subida no tom das ameaças norte-coreanas. Após novas sanções econômicas impostas ao país pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas devido aos seus testes nucleares e de mísseis balísticos, a Coreia do Norte ameaçou atacar o Japão e os Estados Unidos. As ameaças norte-coreanas foram respondidas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, que disse durante encontro de líderes na ONU, que destruiria a Coreia do Norte caso "não tivesse escolha". "Estamos bem conscientes das preocupações que o COI e o mundo inteiro tem sobre a península coreana. Uma hospedagem bem-sucedida dos jogos de PyeongChang apagaria as preocupações com a segurança e mostraria a paz e a estabilidade regional na península coreana para o mundo", afirmou o presidente da Coreia do Sul.

A Coreia do Sul será o primeiro país asiático, fora o Japão, a receber uma Olimpíadas de Inverno, entre os dias 9 e 25 de fevereiro. O evento em PyeongChang também marca o início de uma sequência de três Olímpiadas seguidas na região, com Tóquio 2020 na sequência e Pequim 2022 fechando o ciclo.

Os atletas ao redor do mundo parecem compartilhar dessa confiança na segurança do evento. Até o momento poucos deles expressaram preocupação com a movimentação política e armamentista na região da península coreana. Na semana passada o COI já tinha afirmado que a escalada da crise norte-coreana até o momento não levantava nenhuma sugestão de uma ameaça à segurança para os Jogos de Pyeongchang.


Como se tornou tradição em Olimpíadas, a Coréia do Sul apresentou um projeto de resolução para uma trégua olímpica que começaria logo antes da realização dos Jogos. A resolução será submetida a votação na Assembleia Geral das Nações Unidas no dia 13 de novembro.

Foto: Getty Images


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar