Últimas Notícias

Presidente da CBT garante permanência do capitão da Davis após derrota para Japão

O time brasileiro da Copa Davis não terá grandes mudanças na comissão técnica após a derrota por 3 a 1 para o Japão na repescagem, realizada no último fim de semana. O presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Rafael Westrupp, afirmou que o capitão da equipe, João Zwetsch, permanecerá no posto. Ele liderará o Brasil contra a República Dominicana, na estreia do Zonal Americano I, em fevereiro. Em entrevista ao site "Tenisbrasil", Westrupp ainda justificou a decisão ao ressaltar que a derrota não foi surpresa.

"Tenho total confiança nele (Zwetsch). A derrota para o Japão aconteceu fundamentalmente em função da ausência de Bellucci. Com ele em Osaka, o resultado poderia ser diferente. Não contamos com o grupo ideal e isso às vezes acontece. Zwetsch vem desenvolvendo um bom trabalho há muito e, a rigor, o único resultado fora do padrão foi a derrota em casa para a Croácia" afirmou.

Além da derrota, o Brasil se viu envolvido em duas polêmicas no confronto em Osaka, uma delas com o presidente da CBT como protagonista do mal-estar por postar nas redes sociais um vídeo em que usou palavrões citando o japonês Kei Nishikori, principal tenista nipônico que sequer jogou. Dentro de quadra, o atleta gaúcho Guilherme Clezar também fez gesto racista na partida inicial e levou multa de $ 1.500 mil, cerca de R$ 4.800. Westrupp comentou os episódios e se desculpou pelo comportamento inadequado no Japão.

"Todos nós do time só soubemos da polêmica no dia seguinte, quando Clezar começou a receber mensagens no celular. A CBT seguiu a hierarquia, acatando toda e qualquer decisão da ITF. Se fosse decidido por desclassificar o atleta ou por aplicar uma multa ou ainda as duas penalidades ao mesmo tempo, a CBT acataria de imediato (...) Fizemos vários vídeos no restaurante e não conferi o vídeo por desatenção antes de postar na página. Se eu tivesse visto que havia um palavrão no vídeo, jamais teria publicado, sendo presidente da CBT ou não. Peço desculpas pelo erro da publicação que, com certeza, jamais acontecerá novamente" explicou.

É apenas o primeiro ano da presidência de Rafael Westrupp na CBT. Ele é o sucessor de Jorge Lacerda, que virou réu por desvio de verba no Ministério do Esporte no fim do ano passado e ainda foi citado pela Procuradoria-Geral da República, em maio deste ano, dentro de um esquema de verba pública desviada em contrato de publicidade com os Correios.


foto: Divulgação/CBT

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar