Últimas Notícias

Mundial de Canoagem Slalom 2017 - Dia 3: o histórico bronze de Ana Satila

As corredeiras do Pau-Pyréenés Whitewater Center, em Pau, na França, foram sede de mais um momento histórico para o esporte brasileiro nesta sexta-feira (29). 

A canoagem nacional, que já vinha conquistando resultados importantes na velocidade, liderada por Isaquias Queiroz, hoje também marcou presença em um pódio mundial da slalom. 

Ana Satila, mineira radicada em Primavera do Leste no Mato Grosso tem apenas 21 anos, mas já é considerada a maior atleta da modalidade no país. Com duas participações olímpicas, uma delas aos 16 anos em Londres 2012, hoje se consagrou ainda mais ao se tornar a primeira atleta brasileira a conquistar uma medalha em campeonatos mundiais de canoagem slalom. Para receber a medalha de bronze, precisou cair duas vezes na água na prova da C1, a primeira delas na semifinal, onde passou em sétimo lugar, entre as dez competidoras que avançaram, apenas 4s77 atrás da líder Jessica Fox, australiana tricampeã mundial da C1.

Na final, Ana foi a quarta a descer, fazendo uma prova rápida mas com uma penalidade, resultando em um provisório segundo lugar com o tempo de 114s29 segundos, atrás apenas da britânica Mallory Franklin com 109s09. 

Uma a uma, Ana foi vendo as atletas passarem pelo circuito e não superarem o seu tempo, até chegar a tcheca Tereza Fiserova e empurrar a brasileira para o terceiro lugar com 113s21, assumindo o segundo lugar, a líder ainda era Mallory. Ainda faltava Jessica, que remava para tentar o tetracampeonato. O início da prova foi perfeito, muito veloz e passando pelas balizas com facilidade, parecia que ela vinha mesmo para mais um título mundial, tirando a brasileira do pódio. Até que chegou a parte final do circuito, onde geralmente há muita dificuldade e Jessica tomou três punições, sendo seis segundos acrescidos a seu tempo e terminando em sexto lugar, para a comemoração da delegação brasileira com a confirmação da medalha inédita. Mallory ficou com o ouro e Fiserova com a prata.

Campeã mundial júnior e vencedora do Pan de Toronto, ambos na C1 em 2015, a atleta adicionou mais um grande trunfo ao seu currículo, onde poderá aumentar mais ainda com a inclusão da prova nos Jogos Olímpicos, em Tóquio 2020. Amanhã, Ana volta ao circuito para tentar mais uma medalha, desta vez na K1. 

Outro brasileiro a cair na água nesta sexta foi Pedro Henrique Silva, o Pepê, também atleta de destaque da delegação brasileira com o melhor resultado do país nos Jogos do Rio, com o sexto lugar na K1, prova disputada hoje. Infelizmente, apesar da velocidade apresentada, Pedro perdeu uma das portas e acrescentou cinquenta segundos ao seu tempo, terminando as semis em 40° lugar. Na final, festa tcheca com dobradinha, ficando Ondrej Tunka com o ouro e Vit Přindiš com a prata. O bronze ficou com o esloveno Peter Kauser. O britânico Joseph Clark, campeão olímpico do Rio, terminou em sexto. 

Prova olímpica até o ano passado, porém extinta para os Jogos de Tóquio 2020, a C2 masculina também teve sua disputa final realizada hoje com vitória para os atletas da casa, Matthieu Péché e Gauthier Klauss sobre os campeões olímpicos do Rio, os irmãos eslovacos Ladislav e Peter Škantar. O bronze foi para Thomaz Becker e Robert Behling, da Alemanha.

No sabádo (30), além da disputa do K1 com Ana Satila haverá também a disputa do C1 masculino, com Felipe Borges.

Foto: Canoagem Brasileira 


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar