Últimas Notícias

Membro do COI quer ação mais enérgica da entidade no caso da compra de votos da eleição do Rio

Um dos principais membros do Comitê olímpico Internacional (COI) quer a que a instituição passe a atuar com “mais dentes” após a operação Lava Jato, no Brasil, ter atingido a base do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e revelado um suposto esquema para a compra de votos de membros do COI para a eleição do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Dick Pound disse que o corpo olímpico foi "atingido após o golpe nos olhos do mundo".

A operação batizada de “Unfair Play” foi desencadeada pela Polícia Federal na última semana e investiga o possível pagamento de propina para membros do COI para que a candidatura brasileira fosse a vencedora. A operação, que culminou com o presidente do COB e Comitê Rio 2016, Carlos Nunzman, sendo interrogado pela PF acontece às vésperas da próxima reunião do COI que será realizada em Lima, no Peru, e que entre outros temas, deverá apontar oficialmente Paris e Los Angeles como as próximas sedes olímpicas.

O canadense Dick Pound, um dos membros mais antigos do COI, chamou o escândalo em torno de Nuzman de “uma bagunça” e sugeriu que o brasileiro de veria ser convidado a desistir de sua participação no COI.  "Precisamos de mais dentes nisso, porque estamos sendo atingidos e atingidos novamente aos olhos do mundo e não somos vistos fazendo nada sobre isso. Na verdade, provavelmente não estamos fazendo muito além de esperar para ver se outra pessoa nos diz que um dos nossos membros está fora, ou vários membros estão fora do jogo", afirmou Pound.

O COI adota uma postura de cautela em relação ao caso e prefere esperar ser totalmente informado antes de poder tomar qualquer atitude em relação a Nuzman e ao suposto caso de compra de votos. "O COI está muito comprometido com a integridade de nossa organização. É por isso que estamos levando isso a sério e estamos observando de perto. O COI tomará todas as medidas e sanções adequadas em que sejam fornecidas provas", afirmou o presidente do COI, Thomas Bach.

Nuzman foi detido pela Polícia Federal na terça-feira, 5 de setembro, no Rio de Janeiro e foi levado para depor sobre o caso. Autoridades francesas e brasileiras afirmam que o presidente do COB era a figura central na captação e transferência para uma conta no Caribe de 2 milhões de dólares para o senegalês Lamine Diack. Lamine é ex-presidente da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) e filho de Papa Massata Diack, um antigo membro do COI e que exerceu uma grande força no bloco africano do COI.

O caso também atinge outro membro do COI, o atleta da Namíbia e quatro vezes medalhista olímpico, Frank Fredericks, já afastado anteriormente. O ex-velocista teria recebido a quantia de 300 mil dólares de Diack no dia da eleição do Rio de Janeiro pelo trabalho legítimo de consultoria. Fredericks, que já havia perdido seu da equipe de inspeção do COI nas cidades de Paris e Los Angeles, negou as acusações. O COI disse que respeita a “presunção de inocência” de Fredericks.
A PF informou que foram apreendidos cerca de 400 mil reais na casa de Nuzman, divididos em moedas de 5 países diferentes. Os passaportes de Nuzman também foram apreendidos. Pound disse que houve relatórios consistentes de que Nuzman era um líder pobre na organização das Olimpíadas do Rio, que se tornou fértil em problemas organizacionais e déficits orçamentários. Ele disse que não houve relatos de corrupção financeira ligada ao brasileiro. “Havia claramente todo tipo de queixas sobre ele, sobre sua conduta saindo do Brasil e indo para o COI. Lembro-me porque fui informado sobre alguns deles. Então, o fato de haver fumaça ou preocupação, deve ter sido bastante óbvio”, afirmou o membro do COI. Pound disse ainda que muitos dos problemas com os Jogos do Rio "não foram resolvidos por ele (Nuzman), mas criados por ele".

Um ano após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro a cidade enfrenta problemas com o legado do evento. A maioria dos locais esportivos seguem sem ser utilizados, se tornando “elefantes brancos”. Estudos apontam que foram fastos mais de 20 bilhões de dólares entre dinheiro público e privado para a realização dos jogos.


Ex-chefe de marketing do COI e que trabalhou nos estágios iniciais da Rio 2016, Michael Payne disse que poucos estão realmente surpresos com o envolvimento de Nuzman. Agora consultor do COI, Payne afirmou que não tinha nenhuma sugestão de corrupção na ocasião e que os atuais problemas serão difíceis de serem superados pelo COI. "Será um pouco difícil para o COI avançar no legado do Rio, porque você continua sendo trazido de volta", disse Payne.

Foto: Pablo Jacob/O Globo


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar