Últimas Notícias

Malásia termina em primeiro lugar no quadro de medalhas dos Jogos do Sudeste Asiático

A Malásia foi a grande vencedora dos Jogos do Sudeste Asiático ao conquistar 145 medalhas de ouro. Os Jogos foram disputados na própria Malásia e foi a primeira vez em 16 anos que o país ficou em primeiro lugar do quadro geral do evento.

Para celebrar o ótimo resultado o primeiro-ministro do país, Najib Razak, decretou feriado nacional no dia 4 de setembro. As comemorações pelo primeiro lugar nos jogos se juntará ao início de uma outra celebração muito importante para a Malásia, o 60º aniversário de independência do país.

As 145 medalhas de ouro não apenas significaram a liderança no quadro de medalhas para a Malásia como também representou a maior quantia de ouros conquistadas em uma mesma edição. O recorde anterior era de 111 ouro, conquistados em 2001, na última vez em que a Malásia havia sediado o evento.

 A Tailândia, que ficou em primeiro no quadro geral de medalha em quatro das últimas cindo edições dos Jogos do Sudeste Asiático, acabou terminando em segundo lugar nesse ano, com 72 medalhas de ouro. Em terceiro lugar ficou o Vietnã com 58, seguido por Singapura com 57, Indonésia com 38, Filipinas 24, Myanmar com 7, Camboja conquistou oito e Laos conseguiu duas medalhas de ouro. Timor-Leste e Brunei não conquistaram nenhuma medalha de ouro.

Os Jogos do sudeste Asiático ocorrem a cada dois anos desde 1959. O evento conta com diversos esportes que fazem parte do programa olímpico e inclui também alguns esportes comuns na região, como o esporte de combate Silat e o sepak takraw.

Apesar da organização dos Jogos afirmarem que o evento foi um sucesso, muitas questões não deixaram de gerar polêmica. Uma delas foi o erro na impressão da bandeira da indonésia, que ficou de cabeça para baixo em um guia de lembranças dos Jogos que foram distribuídos. Com o erro a bandeira da Indonésia ficou parecida com a Bandeira da Polônia. Apesar da organização pedir desculpas, os indonésios não perdoaram a gafe e o assunto se tornou o mais comentado no twitter da Malásia.

As críticas também se estenderam ao campo esportivo, com supostos benefícios aos anfitriões. A Indonésia reclamou que a dupla artística masculina do silat do país foi prejudicada em benefício dos malaios. Segundo eles, a dupla da Malásia perdeu por várias vezes em outros eventos antes dos Jogos e na disputa ocorrida na Malásia a dupla local teria recebido notas bem mais altas do que realmente deveria ter recebido. Já no atletismo uma atleta da equipe local foi bastante criticada ao vencer a prova de marcha atlética. Medalhista de ouro, a marchadora teria corrido próximo à linha de chegada, sem ser punida.

A próxima edição do Jogos do Sudeste Asiático será em 2019 e será sediado nas Filipinas.


Fotos: Wikmedia Commons/Gunawan Kastapranata



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar